Nos dias 2 e 3 de junho, a Casa de Retiros Sagrada Família, em Campo Largo (PR), acolheu o 1º Fórum Regional das Vocações, promovido pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC) do Regional Sul 2 da CNBB. O evento reuniu representantes de diversos organismos ligados à CMOVIC, como o Serviço de Animação Vocacional–Pastoral Vocacional (SAV-PV), Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), Comissão Regional dos Presbíteros (CRP), Comissão Regional dos Diáconos (CRD), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Comissão dos Institutos Seculares (CNISB), a Ordem das Virgens e Institutos Seculares.
Com o tema “O cuidado integral das vocações”, o fórum foi assessorado pelo padre Matthias J. Andreas Ham e se propôs a olhar a vocação em todas as suas etapas: da animação ao acompanhamento na velhice. “Esse é o nosso grande eixo: olhar a vocação no seu todo, desde quando ela surge até o seu fim”, explicou o padre Marcelo da Silva Ribeiro, assessor do SAV-PV no Paraná e organizador do encontro.
A programação incluiu momentos de oração, partilha, uma conferência sobre o tema e sete painéis de “diálogo”, nos quais representantes de cada organismo partilharam experiências sobre a animação vocacional, formação inicial e permanente, e o cuidado com os vocacionados na finitude da vida. Estiveram presentes três bispos do Paraná: dom Walter Jorge Pinto, de União da Vitória e referencial para os presbíteros; dom Sergio de Deus Borges, de Foz do Iguaçu e referencial para o SAV-PV; e dom João Carlos Seneme, de Toledo e referencial para a Vida Consagrada.
“O fórum nasceu de uma provocação da CNBB Nacional para reunirmos todos os organismos ligados à CMOVIC. Fomos convidados a conversar, nos conhecer e a buscar convergências”, afirmou padre Marcelo. O objetivo, segundo ele, é promover uma visão mais integrada da pastoral vocacional. “Nós vamos passar a olhar as vocações de forma menos compartimentada e mais integral, com uma preocupação com as vocações da Igreja como um todo”, acrescentou.
Dom Sérgio de Deus reforçou a importância do fórum para a missão da Igreja: “Destaco esse comprometimento de todos, empenhando-se para que tenhamos mais vocacionados, vocacionados que descubram o seu lugar. Deus ama a cada um e concede dons específicos. Nós temos a missão de ajudar os fiéis a descobrirem o seu lugar dentro da comunidade eclesial”.
Padre Sandro Ferreira, presidente da OSIB no Paraná, destacou que a partilha entre os organismos foi um dos grandes destaques do encontro. “Essa troca nos ajuda a crescer enquanto organismos e a conhecer as diversas instâncias que trabalham com as vocações em nosso Regional”. Já dom Walter Jorge classificou as partilhas como “uma riqueza”. “Ouvir o que é bonito e positivo, mas também reconhecer as lacunas e o que precisa ser melhorado, esse intercâmbio entre nós foi extremamente enriquecedor”, completou.
O 1º Fórum Regional das Vocações representou um marco para a caminhada vocacional no Paraná, evidenciando que cuidar das vocações é missão de toda a Igreja e exige diálogo, unidade e olhar integrador.
Confira no vídeo mais detalhes sobre o encontro e a avaliação de alguns participantes:
Karina de Carvalho Nadal
Jornalista da CNBB Sul 2