No dia 7 de junho, a Paróquia Sagrada Família de Nazaré, em União da Vitória, acolheu a reunião do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (CDAE). Tradicionalmente realizada na Casa de Formação Cristã Santa Rosa de Lima, desta vez foi a paróquia em que recebeu e teve início com um acolhedor café da manhã servido aos participantes.
O encontro começou com a Oração das Laudes, conduzida pelo padre João Francisco Sieklicki, Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora. Após a oração, Pe. João enfatizou, em uma breve apresentação, a importância da participação ativa de todos os coordenadores, assessores e representantes das pastorais, movimentos, serviços, além dos membros dos Conselhos Econômico Paroquiais (CEP) e Conselhos Paroquiais da Ação Evangelizadora (CPAE).
Dom Walter Jorge, Bispo Diocesano, também esteve presente e destacou a relevância da atuação conjunta entre o CPAE e o CEP, reforçando que a evangelização é uma missão de todos. Ele alertou sobre a necessidade de escolher bem os coordenadores dos conselhos paroquiais, para que sejam pessoas autônomas e preparadas.
“Leigos bem formados e preparados para assumir a evangelização. Dessa forma, todos se ajudam. Até mesmo em uma promoção paroquial, não precisa o padre correr atrás de tudo sozinho, por exemplo”, comentou Dom Walter.
Outro tema importante abordado foi a correta aplicação dos Diretórios dos Sacramentos, visando uma preparação mais consciente e profunda dos fiéis. Dom Walter reforçou:
“São oportunidades que a Igreja oferece para mostrar às pessoas uma boa maneira de viver e participar dos sacramentos.”
Dom Walter também comentou os resultados preliminares do Censo do IBGE, alertando que o número de católicos no Brasil diminuiu cerca de 8%.
“Cresceu o número de ‘desigrejados’, que creem em Jesus Cristo mas não querem mais saber da Igreja.”
Durante a reunião, os participantes também refletiram sobre os quatro Pilares da Ação Evangelizadora: Palavra, Pão, Caridade e Missão. O bispo convidou todos os presentes a avaliarem o que foi colocado em prática e o que ainda precisa ser retomado.
Outro tema de grande destaque foi a vocação para os ministérios ordenados, tanto masculinos quanto femininos. Dom Walter fez um alerta sobre a diminuição do número de vocações e citou como exemplo o encerramento das atividades das Irmãs Palazzolo e do Instituto Piamarta em União da Vitória:
“Devemos pensar nisso. Por que fecharam? Por falta de vocações.”
Diante disso, o bispo propôs a criação e fortalecimento das Pastorais Vocacionais nas paróquias, através do Serviço de Animação Vocacional (SAV), especialmente com foco em crianças, adolescentes e jovens:
“Vamos mostrar para os jovens que Deus pode estar chamando muitos deles para a vocação sacerdotal ou religiosa.”
Rosalva Dalpra, coordenadora da Renovação Carismática Católica (RCC), reforçou a proposta:
“Uma ideia seria os seminaristas partilharem seus testemunhos vocacionais para incentivar os jovens. Já incluímos isso em nossos encontros da RCC.”
O encontro também contou com a presença do Pe. Cristian Boniatti, assessor do Setor Juventude da Diocese, que tratou do tema das Indulgências no contexto do Ano Santo de 2025. Ele explicou as diversas formas de lucrar indulgências tanto por si quanto por falecidos.
“As indulgências são um dos grandes tesouros do Ano Jubilar”, destacou Pe. Cristian.
Pe. Antônio Carlos Rodrigues, assessor da Pastoral Familiar, complementou:
“Quanto mais confessarmos nossos pecados, mais ganharemos forças para não cair novamente.”
Pe. Cristian também ressaltou que é essencial a intenção sincera de se desapegar do pecado para que as indulgências tenham seu efeito espiritual pleno.
Ao final do encontro, Pe. João Francisco deu os avisos finais e Dom Walter adiantou que a Diocese já está se preparando para a grande celebração do Jubileu de Ouro, em 2027, com isso sugeriram mais ideias para a comemoração.
A reunião foi encerrada com a oração final, conduzida por Pe. João Francisco.
Que Deus abençoe todos os agentes de pastoral que, com dedicação, contribuem para a missão evangelizadora da Diocese de União da Vitória.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
FOTOS: