Com o lema “Evangelizar: A partir de Jesus Cristo, com a força do Espírito Santo e através de uma verdadeira conversão pastoral”, o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) realizou, entre os dias 26 e 29 de junho, mais uma etapa das Missões Populares Diocesanas, desta vez na Paróquia São José, em Antônio Olinto.
Durante os quatro dias de missão, setenta missionários vindos de nove paróquias da Diocese, religiosas e seminaristas do Seminário Diocesano se dedicaram com fé e entusiasmo a um intenso trabalho evangelizador. A programação incluiu visitas às famílias e escolas, momentos de oração e celebrações religiosas, com o objetivo de despertar nos participantes o desejo de viver o Evangelho de forma mais profunda e comprometida no dia a dia, fortalecendo os laços com a comunidade.
As experiências vividas marcaram profundamente missionários e moradores. A emoção foi perceptível nos testemunhos compartilhados por membros da equipe missionária. Muitos relataram alegria e gratidão pela oportunidade de viver uma verdadeira experiência com Deus e proporcionar à comunidade a vivência da Igreja em saída, em missão.
Um dos relatos mais comoventes veio do jovem Alan Edinei, da Paróquia São Carlos Borromeu, em Paula Freitas, que participou das missões pela primeira vez:
“Participar das Missões Diocesanas foi uma experiência transformadora. Fui acolhido com muito carinho e me surpreendi com a receptividade das famílias, onde havia uma verdadeira sede de Deus em cada casa. Em cada oração, partilha e escuta, senti fortemente a ação do Espírito Santo nos conduzindo. Mais do que levar algo, eu também recebi: fé renovada, coragem para servir e um profundo amor pela missão. Voltei com o coração cheio e com ainda mais desejo de viver o Evangelho na prática.”
Já o missionário Samuel, coordenador do Conselho Missionário Paroquial da mesma paróquia, destacou a essência do chamado missionário:
“Ser missionário é ser o próprio Cristo para servir aos irmãos. É deixar-se guiar completamente por seu Espírito, para sua glória e para a salvação das almas.”
O padre Emerson Toledo, assessor do COMIDI, também expressou sua alegria com os frutos colhidos na missão:
“A alegria no rosto dos missionários, das lideranças paroquiais que nos acolheram e daqueles que aguardavam ansiosamente a visita missionária foi algo divino. Muitas graças foram derramadas sobre a comunidade de Antônio Olinto por meio das confissões, celebrações e visitas missionárias. Nem a chuva e o frio impediram o bom êxito da missão.”
O encerramento da etapa foi marcado pela certeza de que a semente do Evangelho lançada em solo antoniolintense produzirá muitos frutos. A próxima etapa das Missões Populares Diocesanas já tem data marcada: será em outubro, na cidade de Rio Azul.
Texto e Fotos: Pe. Emerson Toledo
Assessor do COMIDI
FOTOS: