Ao refletir sobre a palavra “jovem”, muitas são as características que nos vem à cabeça. Pensar na juventude como “algo” que possui uma única conformação é um erro. A juventude é dinâmica, possui diversos carismas, dons e identidades. “Deus não se repete”, cada jovem é único e carrega consigo sua bagagem cultural, social, econômica. Por este motivo vêm sendo difundido cada vez mais o termo “juventudes”, que parece soar estranho aos nossos ouvidos, mas representa de forma simples a magnitude das expressões juvenis de nossa Igreja.
Desta forma, cada jovem deve reconhecer em si sua importância para a Igreja, pois, cada um tem muito a somar com sua criatividade, vigor e vontade de ajudar. Inserida na igreja, a juventude tem a oportunidade de mostrar seu rosto e experimentar o encontro comunitário com o Deus vivo. Pois o que Jesus quer de cada jovem é a sua amizade.
Neste ano, a Diocese de União da Vitória terá diversos encontros para a juventude, oferecendo momentos de conexão com Deus:
– Dias 6 de julho: “Gincana Jovem”, momento de partilha e descontração;
– Em agosto, a peregrinação devido ao Ano Jubilar;
– Dia 14 de setembro o “Vibração Jovem”, sediado pela Paróquia São João Batista, de São João do Triunfo. Neste ano o Vibração Jovem na Diocese será um dos eventos de peregrinação para se poder lucrar a Indulgência Plenária.
– Dia 26 de Outubro, os DNJs (Dia nacional da Juventude), que neste ano acontecerá por setores.
Lembramos que a juventude não é apenas o futuro da igreja, como comumente ouve-se dizer, mas a juventude é sim o agora da Igreja. “Nunca se esqueçam: Cristo vive, é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida.” (Papa Francisco. Exortação apostólica Christus vivit).
Escrito por: Adriele Polsin
Coordenadora do Setor Juventude