No dia 3 de agosto, jovens dos setores da Diocese de União da Vitória se reuniram em grupos para viver a Peregrinação Jubilar da Juventude, uma experiência marcada por momentos de comunhão, paz, penitência e oração.
A atividade integrou o calendário do Ano Jubilar vivido pela Diocese, proporcionando aos jovens um tempo forte de espiritualidade e reflexão, reforçando o chamado à santidade e à caminhada com Cristo.
Durante a peregrinação do Setor São Mateus, o Padre Daniel, da Paróquia São Mateus, destacou a importância de viver essa experiência com o olhar voltado para o céu:
“Meus irmãos e minhas irmãs, fazer uma peregrinação justamente nesse dia em que a liturgia nos convida a olhar para o alto, ser peregrino significa tomar consciência de que não estamos neste mundo de forma definitiva, mas que somos povo a caminho, rumo à terra prometida que é o céu. Somos todos peregrinos de esperança porque entre as dores e as alegrias, alimentamos uma única esperança, que é a nossa única segurança e o nosso único refúgio.”
Suelen Tarczewsky, que participou da peregrinação no Setor Catedral e Sagrada Família relatou com entusiasmo a vivência do momento:
“Foi emocionante ver tantos jovens diferentes, mas unidos pelo mesmo amor a Cristo. Um verdadeiro testemunho de fé e esperança.”
Mesmo diante das incertezas climáticas, o espírito de fé permaneceu firme. Jienefer Marek também partilhou sua experiência, destacando a coragem dos jovens:
“Foi emocionante ver que, mesmo sob ameaça de chuva, alguns jovens dos Setores Catedral e Sagrada Família se muniram de coragem, terço e guarda-chuva para fazer uma peregrinação, mesmo que breve, até a Catedral Sagrado Coração de Jesus e participar da Santa Missa.
As palavras do Pe. Cristian, assessor da juventude, foram inspiradoras e nos encheram de esperança quando disse que: ‘Algumas pessoas podem passar e observar esse pequeno movimento de jovens e achar que não está acontecendo nada, mas sabemos que hoje, não só na nossa diocese, mas no mundo todo, milhares de jovens se uniram em oração e peregrinação’.
E essa é a força da nossa juventude, porque a Igreja de Cristo é jovem!”
A Peregrinação Jubilar Jovem foi um marco importante, pois reafirmou a fé e a missão dos jovens como protagonistas na evangelização e no testemunho cristão em suas comunidades.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
MAIS FOTOS: