Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, a Diocese de Guarapuava acolheu a Assembleia do Conselho Missionário Regional (COMIRE), reunindo representantes das Dioceses e Arquidioceses do Regional Sul 2 da CNBB.
Da Diocese de União da Vitória participaram o Pe. Emerson Toledo, Assessor Diocesano do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), o seminarista André Piskors, Coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), a missionária Irene Araújo, Coordenadora Diocesana da Infância e Adolescência Missionária (IAM), e o missionário Flaviano Alecizen, Coordenador do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) da Paróquia São Joaquim e Santa Ana.
A Assembleia foi assessorada pelo Pe. Thiago Camargo, de Brasília (DF), assessor da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial. Em sua contribuição formativa, ele apresentou reflexões sobre o Congresso Americano Missionário (CAM 6), realizado no ano passado em Porto Rico.
Além da formação, o encontro teve caráter eletivo, com a escolha da nova coordenação do COMIRE. Os participantes coordenadores do COMIRE, COMIDI’s, COMIPA’s, IAM, Juventude Missionária (JM) e Conselho dos Religiosos do Brasil (CRB) elegeram coordenação, vice, secretário, tesoureiro e suplentes. O seminarista André Piskors, de União da Vitória, foi eleito secretário regional do COMISE.
A Assembleia foi marcada por um clima de partilha, no qual foram apresentados tanto os desafios missionários que as Dioceses do Regional Sul 2 enfrentam, quanto as alegrias que fortalecem a caminhada missionária da Igreja.
Texto e fotos: Pe. Emerson Toledo
Assessor do COMIDI
MAIS FOTOS: