Formação será ofertada em Guarapuava a partir de 2026 e quer preparar presbíteros, religiosos e leigos para uma ação evangelizadora mais qualificada e em sintonia com o caminho sinodal da Igreja
O Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) aprovou, no dia 2 de setembro de 2025, a implantação do Curso de Especialização em Pastoral numa Igreja em Saída, oferecido pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte, em parceria com a Diocese de Guarapuava.
A iniciativa é fruto da experiência positiva de padres paranaenses que já participaram da formação em Minas Gerais, entre eles o padre Wesley de Almeida dos Santos, da Diocese de Campo Mourão. O bom êxito no Rio Grande do Sul também motivou o diálogo do Regional Sul 2 com a FAJE, a partir da escuta dos coordenadores diocesanos de pastoral e dos bispos.
“Este curso é um grande sinal de esperança, pois oferecerá novos horizontes para a ação pastoral em nossas dioceses, fortalecendo ainda mais a missão evangelizadora do Regional Sul 2, já reconhecido pelo seu dinamismo”, destacou padre Wesley, que coordenará a formação no Paraná.
Com a acolhida favorável dos presbíteros envolvidos na ação evangelizadora, foi criada uma comissão formada por padres que já concluíram e alguns que estão concluindo o curso em Belo Horizonte. Esse grupo colaborou na definição dos critérios exigidos pela faculdade, indicação de professores, escolha do local e definição do período de realização.
Segundo dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí e secretário da CNBB Sul 2, a proposta vem suprir uma lacuna importante:
“Todo padre e todo bispo pensam que sabem fazer pastoral, mas tantas vezes atuamos de forma amadora, sem conhecimento científico. O curso vai favorecer a qualificação de padres, coordenadores de pastorais e párocos, trazendo uma grande contribuição para todo o nosso estado”.
O curso nasce como resposta aos desafios da sociedade contemporânea, marcada pela fragmentação, polarizações e dificuldades de caminhar juntos. Inspirado no magistério do Papa Francisco, pretende oferecer novos horizontes para a ação evangelizadora, valorizando a sinodalidade e a pastoral em saída.
Organizado em três módulos intensivos realizados em janeiro e julho, com atividades integradoras durante o semestre — a especialização terá 396 horas de carga horária. Entre os temas abordados estão:
- Diagnóstico teológico-pastoral do tempo presente e espiritualidade em tempos de incerteza;
- Planejamento pastoral e conversão missionária da Igreja;
- Novos caminhos para evangelizar na era digital, a nova paróquia, a participação das mulheres e das juventudes, e experiências pastorais significativas no Brasil e na América Latina.
A base espiritual da formação se fundamenta na “mística da travessia”, como inspiração para que a Igreja supere tempos de crise e se abra a novos caminhos de evangelização.
Público-alvo
A especialização é voltada para presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, além de leigos que atuam na coordenação pastoral em paróquias, dioceses, regionais ou congregações religiosas.
Serviço: Curso de Especialização em Pastoral numa Igreja em Saída
- Coordenação: Pe. Wesley de Almeida (CNBB Regional Sul 2) e Me. Felipe Magalhães Francisco (FAJE)
- Local: Centro de Formação Juan Diego – Estrada Rural Frederico Taques, 60, Guarapuava (PR), BR 277 – Km 348,5
- Início: 19/01/2026 – Término: 22/01/2027
- Módulo I: 19/01/2026 a 22/05/2026
- Módulo II: 13/07/2026 a 20/10/2026
- Módulo III: 11/01/2027 a 05/03/2027
Inscrições
- Período: 02/09/2025 a 20/11/2025
- Processo seletivo: 21/11/2025 a 26/11/2025
- Mais informações e inscrições: faculdadejesuita.edu.br/pospastoral8
Conteúdo: CNBB Sul 2