De 16 a 19 de outubro de 2025, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Rio Azul, viveu dias intensos de evangelização e comunhão durante as Missões Diocesanas, promovidas pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) da Diocese de União da Vitória.

A programação iniciou na quinta-feira, com a chegada dos missionários na paróquia no final da tarde. À noite, foi celebrada a Missa de Abertura, seguida do envio dos missionários às comunidades, marcando o início oficial da missão.

Na sexta-feira, o dia começou com a oração da manhã e o início das visitas às famílias, momento de escuta, partilha e oração nas casas. Após o almoço, as visitas continuaram durante a tarde, e à noite foi celebrada a Santa Missa, encerrando o segundo dia com gratidão e alegria missionária.
O sábado também foi marcado pela oração e pelas visitas às famílias. Durante a tarde, aconteceram encontros especiais com famílias e crianças, além da preparação para as celebrações do dia. À noite, os missionários participaram da Celebração da Palavra e, em seguida, do encontro com os jovens, realizado na Igreja Matriz e aberto a toda a comunidade paroquial.
No domingo, as atividades aconteceram em conjunto com a programação da Peregrinação Jubilar do Setor Rio Azul. O dia iniciou com a acolhida dos peregrinos no salão da Paróquia Santa Terezinha, do Rito Ucraniano, onde foi servido um café comunitário. Em seguida, houve a oração inicial e a peregrinação até a Matriz Sagrado Coração de Jesus, acompanhada pela oração do terço. A manhã seguiu com um momento de reflexão sobre o jubileu, confissões e animação espiritual.

O ponto alto das missões foi a Santa Missa de encerramento, presidida por Dom Walter Jorge, Bispo Diocesano, que concedeu a Indulgência Plenária aos fiéis presentes. A celebração também marcou o encerramento das Missões Populares e da Peregrinação Jubilar no Setor Rio Azul, unindo toda a comunidade em um forte testemunho de fé e esperança.
Durante todos os dias de missão, os missionários contaram com a presença e o acompanhamento do Padre Emerson Toledo, assessor do COMIDI, que orientou e participou das atividades missionárias, fortalecendo o espírito de comunhão e serviço entre os participantes.

“Cada etapa vivida das missões populares em nossa Diocese é uma riquíssima experiência de fé, onde a alegria no rosto dos missionários, das lideranças da paróquia que nos acolhem e daqueles que aguardam ansiosamente a visita missionária é algo divino. Isso nos faz relembrar que a missão é de Deus e nós somos apenas seus cooperadores. Muitas graças foram derramadas sobre a comunidade de Rio Azul por meio das confissões e das indulgências na missa de encerramento, presidida pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Walter Jorge. Essa etapa das Missões Populares Diocesanas em Rio Azul foi ainda mais especial por ter ocorrido no final de semana em que se celebra o Dia Mundial das Missões, reforçando ainda mais em nós a urgência de que todos precisamos assumir a missão como uma necessidade em todas as nossas ações pastorais”, destacou o Padre Emerson Toledo.
Após a celebração, os missionários e fiéis participaram de um almoço comunitário, encerrando os quatro dias de missão com gratidão e o desejo de continuar levando a Boa Nova de Cristo a todos os corações.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
MAIS FOTOS:
































