Entre os dias 13 e 15 de outubro, aconteceu na Casa de Encontros Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF), o 18º Encontro Nacional de Diretores e Formadores das Escolas Diaconais. O evento teve como tema central: “Perspectivas vocacionais e formativas para o Diaconato Permanente”, e como lema inspirador, a passagem do profeta Isaías: “Eu te chamei e te tomei pela mão; te formei e te fiz aliança do povo” (Is 42,6).

O encontro reuniu diretores, formadores e diáconos permanentes de diversas dioceses do Brasil, em um clima de partilha fraterna e enriquecedora troca de experiências. Foi um tempo propício para refletir sobre os caminhos vocacionais e os desafios formativos das escolas diaconais, além de fomentar novas iniciativas de criação e fortalecimento dessas instituições em todo o território nacional. O encontro contou com a presença de Dom Valter Magno de Carvalho, bispo referencial para o diaconado do Brasil.

A Diocese de União da Vitória esteve representada pelo Pe. João Henrique Lunkes, reitor do Seminário Diocesano e diretor da Escola Diaconal São Lourenço Mártir, e pelo Diácono Wilson Felix Pereira, coordenador dos diáconos permanentes da diocese. A participação dos representantes diocesanos contribuiu para o aprofundamento das práticas formativas locais e o fortalecimento da comunhão com as demais realidades do país.
O Diaconato Permanente é um dom precioso para a Igreja, um verdadeiro enriquecimento da missão evangelizadora. Inspirados na Igreja Primitiva, homens são chamados e fortalecidos pelo Espírito Santo para o serviço litúrgico, pastoral, caritativo e missionário, mediante a imposição das mãos e a graça santificante do Sacramento da Ordem.

Ao promover o fortalecimento deste ministério, a Igreja reafirma a importância e atualidade da vocação diaconal, incentivando aqueles que, movidos pelo Espírito, desejam servir a Cristo e à comunidade, sem abandonar sua inserção no mundo secular.
Iluminados pela palavra do profeta Isaías, os participantes foram recordados de que a vocação é sempre um gesto de ternura e proximidade de Deus, que chama, sustenta e forma seus ministros para serem aliança e sinal do amor divino no meio do povo e renovou, portanto, o compromisso dos diretores e formadores com uma formação integral, humana e espiritual, que ajude os futuros diáconos a viver com fidelidade o chamado de servir com humildade e alegria, à imagem de Cristo Servo.
Pe. João Henrique Lunkes
Reitor do Seminário Diocesano









