No último domingo, dia 30 de novembro, a 4ª edição da caminhada até o Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Irati marcou, mais uma vez, um momento de intensa espiritualidade, devoção e união entre fiéis de diversas cidades da região. A peregrinação teve início ainda de madrugada: às 4h da manhã, os participantes partiram da Capela Santo Antônio, no Marmeleiro, interior de Rebouças em direção ao santuário. Percurso que totaliza cerca de 32 quilômetros, sendo aproximadamente 20 km pela BR e outros 10 já dentro do município de Irati.


Ao todo, mais de 700 pessoas estiveram envolvidas na caminhada, entre peregrinos e equipe de apoio. O trajeto, concluído em cerca de seis horas, foi marcado por partilhas, orações, cantos e emocionantes testemunhos de fé. Homens, mulheres, jovens, crianças, idosos e até peregrinos com limitações físicas caminharam com entusiasmo, alguns deles descalços, movidos por promessas, agradecimentos e intenções pessoais apresentadas a Deus.
Para garantir segurança e bem-estar durante todo o percurso, os participantes contaram com uma estrutura organizada: carros de apoio distribuíram água, frutas e doces, além de auxiliarem qualquer peregrino que necessitasse de suporte. A caminhada também teve acompanhamento de duas ambulâncias, um veículo da saúde, Polícia Rodoviária Federal no trecho da BR, além da Polícia Militar e Guarda Municipal já na área urbana de Irati.

A peregrinação reuniu fiéis de diversas cidades, entre elas Curitiba, Guarapuava, São João do Triunfo, São Mateus, Rio Azul, Mallet, Irati, Fernandes Pinheiro e outras. Cada passo simbolizava entrega, confiança e coragem, traduzindo o sentimento coletivo que conduz a caminhada desde sua primeira edição.
Entre os destaques deste ano esteve a participação especial do Grupo de Jovens de Rebouças, Amigos do Carlo Acutis, que se dividiram ao longo do trajeto, mas que caminhavam sempre com alegria, motivando e contagiando aqueles ao redor. Os reencontros pelo caminho, os abraços e o incentivo constante mostraram que a peregrinação ultrapassa o esforço físico, ela se torna experiência fraterna, espiritual e profundamente humana.
O momento mais marcante para muitos foi a chegada aos pés da imagem da Santa, onde, com emoção, fé e gratidão, os peregrinos celebraram a conquista do caminho percorrido. Foram lágrimas, sorrisos e corações cheios da certeza de que a caminhada não se resume aos 32 quilômetros percorridos, mas ao propósito levado em cada passo.
A 4ª caminhada ao Santuário Nossa Senhora das Graças, em Irati foi, mais uma vez, um testemunho vivo de fé, superação e comunhão: amigos que caminham juntos para cultivar ainda mais amizades em Cristo.
Fotos: Luana Lara
FOTOS:
















