A Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, no dia 17, por meio da plataforma Zoom, a última reunião do ano. O encontro reuniu os bispos referenciais dom Teodoro Mendes Tavares e dom Rodolfo Luís Weber, o assessor padre Marcus Barbosa Guimarães, além de integrantes do Grupo de Reflexão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB (GREDIRE), religiosos e agentes ecumênicos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Belo Horizonte.

A reunião teve como objetivo avaliar as ações desenvolvidas ao longo de 2025 e planejar o calendário das práticas pastorais para 2026. Em clima fraterno, dom Teodoro Mendes Tavares parabenizou os participantes pelos trabalhos realizados e agradeceu o empenho de todos na missão ecumênica, destacando os frutos alcançados ao longo do ano.
Entre os principais pontos da pauta esteve a divulgação do Seminário de Formação Ecumênica, que será realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2026, com o tema “Liberdade Religiosa: Dom de Deus e Direito Humano”. A formação acontecerá de forma on-line e será aberta a todos os interessados, especialmente agentes pastorais atentos aos desafios e às possibilidades da convivência pautada no respeito à fé e no diálogo inter-religioso.
Durante o encontro, também foram destacadas as perspectivas de oferta de materiais atualizados e de formações acadêmicas anuais de caráter ecumênico, com o objetivo de fortalecer a formação das comunidades católicas. A proposta busca contribuir para a atualização e o aprofundamento do testemunho ecumênico da Igreja Católica no Brasil, que possui uma trajetória consolidada nesse campo.
Os participantes partilharam, ainda, os resultados positivos do Simpósio Internacional que celebrou os 60 anos da Declaração Nostra Aetate, realizado em outubro, em São Paulo. As reflexões do evento reforçaram as articulações das Comissões de Diálogo Bilaterais, como Católico-Muçulmana e Católico-Judaica, além do planejamento de ações conjuntas com a Comissão Católico-Luterana. Também foram sinalizados encaminhamentos específicos para o diálogo Católico-Pentecostal e com as Religiões de Matriz Africana, como Umbanda e Candomblé.
A Comissão confirmou sua participação na 62ª Assembleia Geral da CNBB, reprogramada para os dias 15 a 24 de abril de 2026, e reforçou o empenho na celebração e divulgação da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), que acontecerá de 17 a 24 de maio de 2026, na Semana de Pentecostes. Com inspiração bíblica na Carta aos Efésios – “Há um só corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados para a única esperança da vossa vocação” (Ef 4,4) -, a SOUC 2026 convidará as comunidades à reflexão sobre a unidade dos cristãos.
Ao final do encontro, após o ajuste das demais datas do calendário, dom Rodolfo Luís Weber conduziu a oração de envio, agradeceu pelos trabalhos realizados e desejou a todos um bom tempo do Advento e uma abençoada celebração do Natal.
“Somos gratos a Deus por chegarmos ao fim de mais um ano apresentando muitos frutos do nosso trabalho. E estamos animados e organizados para 2026. Que o Espírito Santo continue nos iluminando nessa missão nada fácil, porém, belíssima, urgente e necessária em favor da unidade, da fraternidade e da paz. Prossigamos caminhando juntos na Esperança”, salientou o padre Marcus Barbosa, assessor da Comissão.
Conteúdo: CNBB









