A Catedral Sagrado Coração de Jesus acolheu, no dia 13 de dezembro, a Santa Missa em Ação de Graças pela despedida de Dom Walter Jorge, reunindo fiéis, movimentos e pastorais em um momento marcado pela fé, gratidão e comunhão.

A celebração contou com a presença de Dom Adenis Roberto de Oliveira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, que se uniu à comunidade diocesana neste momento significativo de oração e agradecimento. A Santa Missa também foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Catedral, possibilitando que fiéis acompanhassem a celebração mesmo à distância.
Estiveram presentes ainda os padres Sidnei, Ronaldo, Mauro, Mário, Alisson, Aquiles e Joviano, além dos diáconos Ulysses e Clarito, bem como seminaristas, que participaram deste momento especial de fé e despedida.

Em sua homilia, Dom Walter Jorge destacou que a verdadeira alegria tem seu fundamento em Deus, afirmando que a vida só encontra esperança verdadeira, aquela que não decepciona quando o ser humano sai do lugar da tristeza e se coloca junto de Deus. Ressaltou que a alegria no Senhor não se confunde com diversão, mas nasce de uma vida enraizada na fé. Convidou os fiéis a seguirem o exemplo de João, que não se deixa abater e sabe onde colocou sua esperança.
“Devemos olhar para frente, seguir com ânimo e decisão, colocar os pés nas pegadas de Jesus, para experimentar dessa alegria. Semeiem coisas boas no chão desta vida e tenham a certeza de que a colheita com Cristo será farta”, afirmou.
Após a homilia, Dom Walter desejou a todos um Natal muito feliz e um ano de 2026 repleto de bênçãos, expressando o desejo de que as sementes lançadas ao longo de sua missão na Diocese de União da Vitória produzam muitos frutos.
“Deus abençoe muito a nossa querida Diocese de União da Vitória”, disse.
Antes da bênção final, houve uma série de homenagens e manifestações de gratidão. Em nome da Diocese de União da Vitória, o Pe. Mário Glaab, vigário geral, destacou que a chegada de Dom Walter à Diocese foi resposta à espera do povo de Deus, sendo conduzida pela ação do Espírito Santo.
“O senhor foi e continua sendo para nós sinal da presença de Deus entre nós”, afirmou.

Em seguida, Dom Adenis Roberto de Oliveira, representando o arcebispo metropolitano Dom Peruzzo, manifestou sua gratidão em nome do Metropolita Eclesiástico e do Regional Sul 2, agradecendo pelo ministério de Dom Walter Jorge, tanto na Diocese quanto no Regional.
Também o Pe. Sidnei, em nome da Catedral Sagrado Coração de Jesus, agradeceu a Dom Walter Jorge pelo tempo de serviço dedicado a Jesus e ao Evangelho, destacando que foi um tempo de graça e aprendizado. Ressaltou que Dom Walter foi para todos, pai, irmão e amigo, sempre zeloso, firme, sábio, exemplar e íntegro, caminhando junto com o povo e valorizando a missão de cada um.
“A Diocese de Campanha será presenteada com a sua chegada”, afirmou.
Visivelmente emocionado, Dom Walter Jorge agradeceu à comunidade, recordando as muitas alegrias vividas na Diocese de União da Vitória. Disse que ali aprendeu a ser bispo, pai, irmão e pastor, levando consigo as belas lembranças das pessoas, das paisagens e da bondade do povo que o acolheu com tanto carinho. Ao final, pediu orações para sua nova missão.
Como gesto de agradecimento, toda a comunidade, com as mãos estendidas em direção ao bispo, rezou a Ave-Maria, confiando sua caminhada a Deus.

Ao término da celebração, após a Missa de despedida, todos os presentes foram convidados para um momento de partilha no salão paroquial, ocasião em que os fiéis puderam se despedir de Dom Walter Jorge, manifestando carinho, gratidão e reconhecimento por todo o tempo de pastoreio vivido na Diocese de União da Vitória.
Dom Walter Jorge tomará posse como bispo da Diocese de Campanha (MG) no dia 17 de janeiro, às 10 horas da manhã, iniciando oficialmente sua nova missão episcopal em Minas Gerais.
A celebração marcou não apenas uma despedida, mas também a gratidão por uma missão vivida com entrega, proximidade e fé. A Diocese de União da Vitória rende graças a Deus pelo pastoreio de Dom Walter Jorge e confia ao Senhor seus novos caminhos, na certeza de que as sementes plantadas ao longo desses anos continuarão produzindo frutos abundantes para a Igreja.
Fotos: Pascom Catedral
FOTOS:





















