O 6º dia da Novena em preparação para a Festa de Pentecostes nos convida a refletir sobre a paciência ativa de Deus que nos ensina sobre a importância de cultivar a tolerância e o amor ao próximo, mesmo diante de desafios e diferenças.
É um convite para praticarmos a compreensão e a fraternidade, sem desistir de ninguém, exatamente como Deus faz conosco.
Na vida cotidiana, esse conceito pode nos inspirar a sermos mais pacientes com os outros e a enfrentarmos adversidades com serenidade. Exercitar a longanimidade nos torna mais resilientes e capazes de lidar com situações difíceis sem sermos consumidos pela raiva ou pelo ressentimento.
Esse exercício diário de paciência e amor transforma nosso coração, tornando-nos instrumentos de paz e bondade no mundo.
CONFIRA AQUI o PDF do 6º Dia da Novena em preparação para a Festa de Pentecostes
6º DIA: Fruto a ser pedido: LONGANIMIDADE
Oração inicial: Vinde Espírito Santo e enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Palavra de Deus – 2 Pedro 3, 3-4.8-10
3.Sabei, antes de tudo, o seguinte: nos últimos tempos virão escarnecedores cheios de zombaria, que viverão segundo as suas próprias concupiscências. 4.Eles dirão: “Onde está a promessa de sua vinda? Desde que nossos pais morreram, tudo continua como desde o princípio do mundo… 8.Mas há uma coisa, caríssimos, de que não vos deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 9.O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça; ao contrário, quer que todos se arrependam. 10.Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia, os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém.
Meditação
“No Dicionário Houaiss, a palavra “longanimidade” é definida como a qualidade de ser longânimo, ou seja, de ter paciência, tolerância e compreensão, especialmente diante de situações difíceis ou injustas. É uma virtude que envolve a capacidade de suportar com serenidade e resignação as dificuldades da vida, sem se deixar levar por raiva ou ressentimento”. No texto bíblico vimos que Deus é longânime conosco, quer dizer, usa daquela paciência ativa, suportando os nossos defeitos, com o objetivo de nos salvar por meio da sua espera amorosa pela nossa conversão. Ele nos tolera, dá tempo para nós, e, assim, nos ensina a também agirmos do mesmo modo, sendo tolerantes com as pessoas que são diferentes de nós, a não desistirmos de ninguém e a sermos fraternos, por mais difícil que isso possa ser.
Oração
Senhor Jesus, vós nos ensinastes a longanimidade do Pai, que espera que o joio cresça junto com o trigo, a fim de não fazer perder o trigo, arrancando-o por engano. Também com a vossa entrega na cruz fizestes por nós o que não poderíamos jamais fazer por nós mesmos, salvando-nos da morte eterna que merecíamos. Não permitais que diante de provas muito menores, que são as que vivemos neste mundo, ajamos de modo diferente, sendo intolerantes com nossos irmãos, pouco afáveis, cheios de irritação, pouco compreensíveis e sem misericórdia. Concedei que produzamos, por ação do vosso Espírito Santo em nós, o precioso fruto da longanimidade. Amém!
Veni Creator Spiritus
Rezemos com ânimo e alegria ao Divino Espírito Santo:
Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai e enchei os corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor, de Deus excelso dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Amém!
Pai nosso… Ave Maria… Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo…