O XIX Congresso Sul do Encontro de Casais com Cristo (ECC) teve início na última sexta-feira, às 18h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Arquidiocese de Joinville (SC). O evento foi marcado por uma calorosa recepção aos participantes e, na abertura oficial, reuniu os casais de liderança e diretores espirituais do ECC vindos dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A entrada da bandeira oficial do ECC, acompanhada pelos casais representantes, simbolizou a diversidade e o compromisso comum na missão.
Na solenidade de abertura, estiveram presentes Dom Francisco Carlos Bach, arcebispo de Joinville; Dom Adair José Guimarães, assessor eclesiástico nacional do ECC; e o padre Fabiano, orientador espiritual do congresso. Em sua fala, Dom Francisco destacou:
“Quando se trata do plano de Deus não há acaso. Existe uma missão divina, e todos somos chamados.”
Da Diocese de União da Vitória também participaram do encontro o casal Gilvana e Valmor Sebben, coordenadores diocesanos, juntamente com o padre Mauro Portela dos Santos, Diretor Espiritual.
O segundo dia do congresso contou com palestras, círculos de estudo e a assembleia de posse do novo casal regional. O casal Osnei e Cláudia se despediu da missão após quatro anos de trabalho, passando a responsabilidade para Pedro e Cris, que assumem juntamente com o padre João Paulo.
No domingo, terceiro dia de programação, os congressistas participaram da Santa Missa presidida por Dom Adair José Guimarães. Em seguida, o encontro prosseguiu com novas palestras e foi concluído com uma síntese feita por Dom Adair, que ressaltou:
“A Igreja tem o remédio para curar a alma e alcançar a santidade.”
Para os casais presentes, o congresso foi um momento de grande aprendizado e fortalecimento da missão. O casal diocesano Valmor e Gilvana expressou gratidão pela experiência:
“Foi uma oportunidade enriquecedora para nossa vida conjugal e para o trabalho no ECC e na Igreja. Saímos fortalecidos, com grandes reflexões sobre nossa missão junto às famílias.”
Texto e Fotos: Gilvana e
Valmor Sebben
Casal Diocesano