De 9 a 16 de novembro de 2025, a Igreja Católica em todo o mundo celebrará a 9ª Jornada Mundial dos Pobres (JMP), com o tema “Tu és a minha esperança” (cf. Sl 71,5). Inspirada pelo convite bíblico à esperança, a iniciativa busca fortalecer o compromisso da Igreja com as pessoas em situação de pobreza, promovendo a solidariedade, a escuta e o encontro fraterno.

No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast), incentiva que dioceses, paróquias e comunidades realizem a Jornada Mundial dos Pobres – não apenas o Dia Mundial, mas oito dias inteiros de mobilização. O objetivo é vivenciar um tempo de oração, convivência e gestos concretos de amor junto aos mais vulneráveis.
Subsídio com orientações pastorais
A Comissão preparou um subsídio com orientações pastorais, propostas de ação, a mensagem do Papa Leão XIV para a Jornada e sugestões de vivência comunitária. O material é um convite para que toda a Igreja viva este momento como uma oportunidade não apenas de ajudar, mas também de ouvir e aprender com as pessoas empobrecidas, reconhecendo nelas o rosto de Cristo.
O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, destaca a importância desta mobilização e convida todo o povo de Deus a participar:
Além das atividades locais, a Comissão incentiva ações de comunicação e mobilização nas redes sociais, com depoimentos, vídeos, campanhas e testemunhos usando as hashtags #JMP2025 e #DiaMundialdosPobres.
Conteúdo: CNBB









