No dia 14 de outubro, às 19h, a Catedral Sagrado Coração de Jesus, em União da Vitória, celebrou a Solene Liturgia de Dedicação da Catedral e do novo Altar.

A celebração foi presidida por Dom Walter Jorge Pinto, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres Sidnei José Reitz, pároco da Catedral, Aquiles e Ronaldo, vigários paroquiais, João Francisco, Evaldo, Mauro, Daniel, José Damião, Douglas, Cristian, Alfredo, Nelson, Alisson, Everaldo (Diocese de Caçador), Zdzislaw (Diocese de Guarapuava). Também estiveram presentes os Diáconos Permanentes Ângelo e Ulysses, seminaristas diocesanos, religiosos e religiosas.

A Liturgia de Dedicação é uma cerimônia solene e profundamente simbólica, composta por diversos ritos que consagram o altar e a igreja como espaços sagrados dedicados a Deus. Cada momento possui um significado especial que expressa a fé e a missão da Igreja.
A aspersão com água benta recorda o Batismo e simboliza a purificação do povo de Deus, chamado a ser templo vivo do Espírito Santo. A Ladainha de Todos os Santos expressa a comunhão entre a Igreja da terra e a do céu, invocando a intercessão de todos na consagração do novo templo. A Prece de Dedicação é o ápice do rito, momento em que o espaço é entregue oficialmente ao culto divino, para ser lugar de encontro e comunhão com Deus. A unção com o Óleo do Santo Crisma confere caráter sagrado ao altar, tornando-o sinal de Cristo, o Ungido do Pai, e centro da celebração eucarística. A Incensação do altar e da igreja representa a elevação das preces da comunidade a Deus e o perfume da santidade que deve habitar o templo. O acendimento das velas expressa a luz de Cristo que ilumina a vida dos fiéis e confirma o altar e a igreja como espaços de fé e esperança.

Durante o momento da Unção, Dom Walter Jorge e o pároco Pe. Sidnei Reitz ungiram as 12 cruzes da Catedral, que simbolizam os doze discípulos de Jesus. Essas cruzes representam os apóstolos que sustentam com seu testemunho e exemplo, o templo e a comunidade cristã, chamada a ser também “pedra viva” na construção do Reino de Deus. Em seguida, realizou-se a Incensação, a ornamentação do altar e do presbitério e o acendimento das doze velas, que completaram o rito da Dedicação da Igreja.
Em sua homilia, Dom Walter Jorge destacou a importância e a beleza do rito:

“Estamos reunidos aqui na Igreja Catedral Sagrado Coração de Jesus neste dia memorável de Dedicação, após amplas e significativas reformas e restauro. A Solene Liturgia de Dedicação é uma das mais importantes e belas da Igreja, levando-nos a compreender o profundo significado que os templos possuem como lugares de encontro com Deus.”
O bispo também recordou que “Cristo tornou-se o verdadeiro e perfeito templo da nova aliança e reuniu para si um povo santo. Este povo, unido pela Trindade, é a Igreja. Templo de Deus construído com pedras vivas. Por isso, neste Ano Jubilar, somos convidados a recordar que somos Peregrinos da Esperança.”

A celebração seguiu como de costume e ao final se fez a leitura da Ata da Dedicação e os agradecimentos finais, nos quais o Pe. Sidnei Reitz expressou sua gratidão:
“Hoje agradeço ao Diácono Ulysses Sebben e a todos os benfeitores desta obra. Quantas mãos e corações generosos tornaram este momento possível! Que o Sagrado Coração de Jesus continue a jorrar vida e fé sobre todos nós, e que Nossa Senhora Aparecida interceda como mãe amável. Que esta casa de Deus continue formando discípulos e discípulas de Jesus, manso e humilde de coração.”

Em seguida, Dom Walter Jorge saudou o Diácono Ulysses Sebben, agradecendo-lhe pela iniciativa do novo Altar, Ambão e Cátedra, e estendeu seu reconhecimento a todos os que colaboraram com a obra. Durante o momento, comunicou que, a partir de agora, todos os dias 14 de outubro será celebrada a Missa da Dedicação da Catedral em todas as paróquias da Diocese. Além disso, anunciou a futura inauguração da Cripta e do Memorial dos Bispos, espaços destinados a preservar a memória dos pastores que serviram à Diocese ao longo de sua história.
Ao término da celebração, Dom Walter e os padres dirigiram-se à porta principal para a leitura da placa comemorativa, marco deste acontecimento histórico para a Catedral Sagrado Coração de Jesus e para toda a Diocese de União da Vitória.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
MAIS FOTOS:





































































