Ao lermos a Sagrada Escritura, com facilidade percebemos que os acontecimentos nela relatados possuem um objetivo e esse propósito vem acompanhado de um cronograma com o intuito de comunicar a mensagem de Deus e evangelizar. No evangelho segundo Mateus, o primeiro capítulo traz a genealogia de Jesus que nos situa em um lugar e tempo da história, Jesus como Messias, anunciado no Antigo Testamento. No primeiro capítulo do evangelho segundo Marcos há um objetivo, os protagonistas do anúncio do Reino de Deus e o discipulado.

Em Lucas tomamos conhecimento de que a mensagem da salvação é dirigida aos “amigos de Deus”, os marginalizados, os necessitados e pecadores. O evangelista João nos ensina que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. O próprio Jesus se apresenta para nós como o enviado do Pai e o portador da Verdade e da vida plena e eterna, anunciou a mensagem do Pai de forma programada e decidida, sempre sinalizando que seu gesto de entrega e doação se dariam no alto da cruz. Desta mesma forma, a Igreja e a Ação Evangelizadora se organiza e propõe um cronograma para que as Pastorais e Organismos possam ter um roteiro e caminho a seguir.

A 15ª Assembleia Diocesana da Diocese de União da Vitória, realizada de 06 a 07 de março de 2020, elegeu a Família como prioridade da evangelização diocesana. Os agentes de pastoral, clero e leigos, se empenharam para colocar em prática a prioridade que acreditamos ter sido inspirada pela Palavra e pelo Espírito Santo. Em 2025 o cronograma proposto pelo Plano Diocesano da Ação Evangelizadora se conclui, e com isso, é preciso avaliar. Enaltecer as luzes alcançadas e reavaliar aquilo que ficou como “fraqueza na evangelização”.
No dia 06 de dezembro de 2025 a diocese vivenciou sua Assembleia Avaliativa, onde todo o clero diocesano, os membros do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (CDAE) e os coordenadores do Conselho Paroquial da Ação Evangelizadora (CPAE) relataram sobre os pilares da evangelização que foram propostos, Pilar da Palavra, Pilar do Pão, Pilar da Caridade e da Missão.
Junto com a organização na evangelização, “propostas e planos”, a diocese realizou a revisão e atualização do Regimento das Comunidades Eclesiais da Diocese de União da Vitória/PR que passará a reger a caminhada da evangelização nas 25 paróquias. No dia 06 de dezembro, com júbilo e fé, além da Assembleia Avaliativa, houve o Lançamento e a Promulgação do Regimento da Diocese que se prepara para celebrar em 2027 seus 50 anos de evangelização.
Pe. João Francisco Sieklicki
Coordenador da Ação Evangelizadora










