Santa Sé
CNBB
CNBB Regional Sul 2
quinta-feira, 25 junho 2026
Diocese de União da Vitória - Paraná - Brasil
  • Inicio
  • Diocese
    • A Diocese
    • História
    • Bispos
    • Clero
    • Aniversariantes do Clero
    • Institutos Religiosos
    • Dimensões, Pastorais, Movimentos e Organismos
    • Câmara Eclesiástica
    • Agenda Diocesana 2026
    • Seminário Diocesano Rainha das Missões
  • Paróquias
  • Comunicação
    • Contato – Setor de Comunicação
    • Transferências
    • Revista Estrela Matutina – Edições
    • Jornal Diocesano – Edições
    • Jornal Diocesano – Linha do Tempo
    • Jornal Diocesano – História
    • Notícias
    • Dia Mundial das Comunicações Sociais
  • Notícias Diocesanas
  • Contato
No Result
View All Result
  • Inicio
  • Diocese
    • A Diocese
    • História
    • Bispos
    • Clero
    • Aniversariantes do Clero
    • Institutos Religiosos
    • Dimensões, Pastorais, Movimentos e Organismos
    • Câmara Eclesiástica
    • Agenda Diocesana 2026
    • Seminário Diocesano Rainha das Missões
  • Paróquias
  • Comunicação
    • Contato – Setor de Comunicação
    • Transferências
    • Revista Estrela Matutina – Edições
    • Jornal Diocesano – Edições
    • Jornal Diocesano – Linha do Tempo
    • Jornal Diocesano – História
    • Notícias
    • Dia Mundial das Comunicações Sociais
  • Notícias Diocesanas
  • Contato
No Result
View All Result
Diocese de União da Vitória - Paraná - Brasil
No Result
View All Result

Assembleia dos Bispos do Paraná tem início em Ponta Grossa

10/03/2026
in Igreja do Paraná
A A

Teve início na noite desta segunda-feira, 9 de março, a Assembleia dos Bispos do Paraná, em Ponta Grossa. O episcopado paranaense se reúne pela primeira vez em 2026 na região dos Campos Gerais do Estado, no Centro de Espiritualidade Passionista (CEPA).

A programação de abertura do encontro iniciou com a Santa Missa, sob a presidência do arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2, dom Geremias Steinmetz, ladeado pelo bispo de Guarapuava e vice-presidente, dom Amilton Manoel da Silva, e pelo bispo de Paranavaí e secretário do regional, dom Mário Spaki.

Na homilia, dom Geremias enfatizou o sentimento de iniciar o encontro. “É uma alegria iniciar esta primeira assembleia do ano e é muito bonito que possamos fazê-la no tempo da Quaresma, onde, no último domingo, ouvimos o texto catequético e batismal de Jesus com a Samaritana, a mulher que fez todo um caminho para conhecer Jesus”, relembrou.

O presidente do regional ainda enfatizou a importância desta passagem neste momento. “Que este Evangelho possa fazer compreender ainda mais o tempo de sinodalidade em que nós somos convidados a abrirmos para o novo, para o diálogo. Dele [Cristo] sempre vem algo novo, uma mensagem de Deus para nossa fé. Que nossos trabalhos nestes dias possam ser de escuta e atenção àquilo que vai aparecendo”, finalizou o presidente.

Dom Geremias destacou também que o encontro será importante para tratar de diversas pautas. “Temos muito o que conversar nestes dois dias […], serão dias de muito trabalho”. Veja mais detalhes da fala do presidente no vídeo.

Após a celebração, os bispos se reuniram para um jantar, vivendo o primeiro momento de convivência na assembleia.

PROGRAMAÇÃO

Os trabalhos seguirão ao longo desta terça-feira (10) e até o meio-dia de quarta-feira (11). Nesses dias, que serão permeados também por momentos de oração e de convivência fraterna, o episcopado paranaense se dedicará a uma ampla pauta de temas pastorais e administrativos, que dizem respeito à caminhada pastoral da Igreja no Paraná e à organização do Regional Sul 2.

REPRESENTATIVIDADE

Estão presentes todos os arcebispos e bispos das 18 arqui/dioceses e os dois bispos ucranianos, que compõem o Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também participam o administrador diocesano de União da Vitória (PR), padre Antônio Carlos Rodrigues; o presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná, padre Edson Zamiro da Silva; e o secretário-executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Bazinski.

Essa é a primeira de duas assembleias que o episcopado paranaense realiza anualmente. A segunda acontecerá em Guarapuava (PR), nos dias 23 a 25 de setembro. Além desses dois encontros, o episcopado também se reunirá durante a Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá em Aparecida (SP), nos dias 15 a 24 de abril.

Conteúdo: Bárbara Gardim
Pascom da Diocese de Ponta Grossa (PR)

Previous Post

Comissão para a Liturgia apoia Encontro com Mestres de Celebrações Episcopais da Associação dos Liturgistas do Brasil

Next Post

Evangelho na Vida e na Pastoral, com Pe. Ronaldo A. Rodrigues, 11-03-2026

Related Posts

Celebrando 70 anos de criação, Arquidiocese de Londrina (PR) lança 18º Plano de Ação Evangelizadora
Igreja do Paraná

Celebrando 70 anos de criação, Arquidiocese de Londrina (PR) lança 18º Plano de Ação Evangelizadora

18/06/2026
Comissão Regional de Presbíteros se reúne para preparar próximos eventos para o clero do Paraná
Igreja do Paraná

Comissão Regional de Presbíteros se reúne para preparar próximos eventos para o clero do Paraná

18/06/2026
Mais de 845 agentes da Pastoral Familiar do Paraná participaram do 16º Simpósio Nacional das Famílias
Igreja do Paraná

Mais de 845 agentes da Pastoral Familiar do Paraná participaram do 16º Simpósio Nacional das Famílias

03/06/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Evangelho na Vida, com Pe. Ronaldo A. Rodrigues, 24-06-2026

Evangelho na Vida, com Pe. Ronaldo A. Rodrigues, 24-06-2026

24/06/2026
12º Domingo Do Tempo Comum

12º Domingo Do Tempo Comum

20/06/2026
Diocese de União da Vitória participa do 9º Encontro Estadual das Mães que Oram pelos Filhos

Diocese de União da Vitória participa do 9º Encontro Estadual das Mães que Oram pelos Filhos

19/06/2026
No dia do Sagrado Coração de Jesus, Diocese inicia caminhada rumo aos 50 anos

No dia do Sagrado Coração de Jesus, Diocese inicia caminhada rumo aos 50 anos

18/06/2026
Em entrevista, Padre João Francisco destaca a preparação da Diocese para o Jubileu de Ouro

Em entrevista, Padre João Francisco destaca a preparação da Diocese para o Jubileu de Ouro

18/06/2026
Celebrando 70 anos de criação, Arquidiocese de Londrina (PR) lança 18º Plano de Ação Evangelizadora

Celebrando 70 anos de criação, Arquidiocese de Londrina (PR) lança 18º Plano de Ação Evangelizadora

18/06/2026
Comissão Regional de Presbíteros se reúne para preparar próximos eventos para o clero do Paraná

Comissão Regional de Presbíteros se reúne para preparar próximos eventos para o clero do Paraná

18/06/2026

Mitra da Diocese de União da Vitória - (42) 3522 3595 - mitra@dioceseunivitoria.org.br

plugins premium WordPress
No Result
View All Result
  • Inicio
  • Diocese
    • A Diocese
    • História
    • Bispos
    • Clero
    • Aniversariantes do Clero
    • Institutos Religiosos
    • Dimensões, Pastorais, Movimentos e Organismos
    • Câmara Eclesiástica
    • Agenda Diocesana 2026
    • Seminário Diocesano Rainha das Missões
  • Paróquias
  • Comunicação
    • Contato – Setor de Comunicação
    • Transferências
    • Revista Estrela Matutina – Edições
    • Jornal Diocesano – Edições
    • Jornal Diocesano – Linha do Tempo
    • Jornal Diocesano – História
    • Notícias
    • Dia Mundial das Comunicações Sociais
  • Notícias Diocesanas
  • Contato