Igreja Católica Apostólica Romana

Nulidade Matrimonial é tema de estudo em Reunião do Clero

Matriz São Mateus, em São Mateus do Sul.
Igreja Matriz São Mateus, em São Mateus do Sul – PR.

Nesta quinta-feira, 27, padres, diáconos e o bispo diocesano, se reuniram mais uma vez para decidir a caminhada pastoral e administrativa da Diocese. A Reunião do Clero deste mês de outubro aconteceu na paróquia São Mateus em São Mateus do Sul.

A parte da manhã foi toda dedicada ao estudo do ‘Motu Próprio’, do papa Francisco, que traz algumas novidades quanto aos processos de Declaração de Nulidade Matrimonial nos Tribunais Eclesiásticos. A exposição do tema foi feita pelo padre Rodrigo Amâncio (Sacramentino), da Diocese de Ponta Grossa. Para o padre, apesar de várias críticas feitas às novas regras colocadas pelo papa, as decisões por ele colocadas foram muito bem pensadas. “Tendo consultado as Conferências Episcopais, o papa colheu dos bispos suas sugestões e experiências das realidades em que vivem. O ‘Motu Próprio’ não foi algo impensado”, alertou o padre.

Padre Ricardo com o 'Motu Próprio' em mãos.
Pe. Rodrigo com o ‘Motu Próprio’ em mãos.

Ele ainda reforçou que com este Documento, o papa quis ajudar muitos fiéis que vivem em situações de angústias quanto sua vida matrimonial. “O papa não pretende com isso facilitar a Nulidade, mas atender as necessidades de fiéis diante da grande lentidão de alguns Processos que irritam e cansam muitos casais”, declarou padre Rodrigo.

À partir de agora, em ‘Processos Breves’, ou seja, aqueles em que a Nulidade é clara, evidente, os bispos em suas dioceses possuem com o ‘Moto Próprio’ o poder de julgar alguns casos, sem precisar pedir autorização às Conferências Episcopais.

Para os casos Breves de Nulidade, padre Rodrigo lembra que uma das exigências é que ambos os cônjuges estejam em acordo no pedir a Nulidade. “O pedido deve ser feito por ambos os cônjuges; as duas partes devem manifestar com clareza sua intenção em entrar com o Processo. Caso haja dificuldade de alguma das partes, entra então o papel do Vigário Judicial em incentivar e auxiliar para que a outra parte também dê o consentimento”, orientou ele.

Padres em oração, no momento inicial da Reunião.
Padres na Oração das Laudes, no início da Reunião.

Diante de tantos casos de procura na Declaração de Nulidade de casamentos, padre Rodrigo comenta que muitos Processos seriam evitados se houvesse uma preparação melhor dos casais antes de contrair o Matrimônio. “Desde uma boa Pastoral familiar, que ajude e oriente os casais em pré-matrimônio, desde a Entrevista do Processo de Casamento sendo feita com seriedade por parte dos padres, evitaria muitas situações que hoje demonstram casamentos que na realidade não aconteceram”, refletiu o padre, motivando tais melhorias.

No período da tarde, entre comunicados e assuntos, se destacou a restauração da Igreja Catedral, em União da Vitória e a construção da nova Igreja Matriz São José Castíssimo Esposo da Virgem Maria, de Antônio Olinto. Padre Silvano, pároco da Catedral, relatou os passos que estão sendo dados para recuperar elementos históricos da Igreja. “Recuperamos os lustres que estão sendo restaurados, iremos reconstruir o balcão de comunhão e já foi passada uma mão de tinta por dentro da Igreja, mas queremos preservar a pintura original das colunas”, relatou Silvano.

Padre Silvano Surmacz, da Catedral.
Padre Silvano Surmacz, pároco da Catedral.

Padre Silvano também comunicou e convidou à todos que desejarem, para na próxima sexta-feira, 04 de novembro, participarem de uma apresentação de restaurações feitas por Cláudio Maiolino, arquiteto da cidade de Curitiba. “Na próxima sexta, às 20h, na Catedral, o arquiteto Maiolino fará uma exposição de seus trabalhos de restauração feita por ele em várias obras e teremos também uma apresentação de cantos gregorianos, entoados por Juliano Ravanello”, convidou o padre.

Outra obra muito esperada pelos fiéis é a nova igreja Matriz da cidade Antônio Olinto. Padre Antônio Carlos Rodrigues, pároco na cidade, apresentou ao clero o andamento da construção. “Mesmo com algumas celebrações já feitas dentro da igreja, demos a abertura oficial no dia 12 de outubro, festa de Nossa Senhora Aparecida. Já colocamos os forros e estamos planejando agora a pintura interna e a colocação das portas”, informou o pároco.

Em ritmo acelerado, com a ajuda do povo da cidade, a expectativa dos fiéis com o padre é de inaugurá-la na Festa de São José, no próximo ano. “Queremos fazer a bênção, a consagração da igreja com Dom Agenor, em 19 de março de 2017, comemoração de São José”, expressou desejosamente padre Antônio.

Dom Agenor, no momento da Oração da Manhã.
Dom Agenor Girardi, no momento da Oração da Manhã (Laudes).

Por parte de Dom Agenor, bispo diocesano, foi comunicado o ‘Uso de Ordens’ dado ao padre Lauro Kovalczyk, da Diocese de São José dos Pinhais, que estará por algum tempo na Diocese de União da Vitória. Padre Lauro é irmão do padre Mário Kovalczyk, 36, falecido em acidente de carro perto da cidade de Contenda – PR, no dia 19 de julho deste ano. “Padre Lauro está vindo ficar um tempo para cuidar de seus pais, em Santana – Cruz Machado, e estará à disposição para ajudar em algumas de nossas paróquias quando solicitado. Para isto estamos lhe dando o ‘Uso de Ordens’ no território de nossa Diocese”, comunicou Dom Agenor.

Além da acolhida do padre João Ari Schulz, pároco, parte dos preparativos da Reunião do Clero contou com o empenho de funcionários, catequistas e voluntários da paróquia São Mateus. Desde a acolhida na porta do salão, até as refeições de almoço e lanche, tudo demonstrou por parte da equipe paroquial uma dedicação amorosa em acolher a Reunião que gera partilha e expressa comunhão na caminhada da Igreja Particular de União da Vitória.

Algumas organizadores da Reunião do Clero.
Funcionárias e voluntárias da paróquia São Mateus, na hora do almoço.

 

Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
fmslara@yahoo.com.br

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”230″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.