Armindo Checozzi falando da contabilidade com as secretárias paroquiais.
Na quinta-feira, 20 de outubro, 22 secretárias paroquiais estiveram reunidas para aprofundar conhecimentos e tirar dúvidas quanto a trabalhos que realizam nas secretarias das paróquias. A reunião que foi a segunda do ano de 2016, aconteceu na sala de teologia do Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória.
Padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário, meditando um texto bíblico dos Evangelhos fez a abertura do encontro com um momento de Oração pedindo que Deus concedesse bons estudos.
Padre Evaldo, Reitor do Seminário, em momento de Oração.
“Peçamos a luz de Deus para nossos trabalhos, diante de tantas coisas que precisamos estar atualizados hoje, até nas secretarias paroquiais. Que possamos ter um produtivo dia de estudos para melhor evangelizarmos”, motivou o padre.
A parte da manhã foi coordenada pelo senhor Armindo Checozzi, funcionário da Cúria Diocesana, que abordou questões da contabilidade nas paróquias e o uso do Sistema de Gestão Canônico Paroquial, programa SGCP usado nas paróquias. “Trabalhamos hoje sobre a atualização da contabilidade e também solucionamos algumas dificuldades encontradas por elas nas paróquias”, disse seu Armindo.
Checozzi ainda alertou as secretárias da importância de junto com os párocos manterem atualizado o Registro do Patrimônio da Paróquia que precisa estar atualizados desde 31 de dezembro de 2014 à 31 de dezembro de 2016. “Vimos também sobre a implantação do Registro de Patrimônio das Paróquias. Cada paróquia deve cadastrar os bens menores no sistema desde 31 de dezembro de 2014, além dos bens maiores que já foram cadastrados por mim na Cúria. E, após a emissão do relatório, o pároco vai assinar comprovando que tais bens estão mesmo lá na paróquia”, falou Checozzi.
Continuando os trabalhos na parte da tarde, as secretárias viram ainda com Rita de Cássia Schwab, secretária da Cúria Diocesana, questões de preenchimento dos Livros de Registros de Casamentos, Batizados, Primeiras Eucaristias e Crismas; Situações de Casamento entre Latinos e Ucranianos; Questões de Declaração de Nulidade Matrimonial; e o cuidado com o atraso de contas das paróquias, que podem refletir em dificuldades na Cúria Diocesana.
Juliana Pinkoski, secretária em Rio Claro do Sul.
Para Juliana Pinkoski, secretária da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Santuário Diocesano), de Rio Claro do Sul, esses encontros são muito importantes para melhorar os trabalhos na relação das paróquias com a Cúria. “Temos as vezes algumas dificuldades em não conseguir entregar a tempo tudo aquilo que nos é pedido quanto ao Sistema SGCP, mas estamos sempre nos esforçando para que tudo seja feito conforme nos é solicitado”, diz a secretária. Para ela, a parte financeira é de muita responsabilidade tendo em vista que o dinheiro é da comunidade, da Igreja.
“É muito importante a transparência, pois trabalhamos com coisas que não são nossas, mas da comunidade, da Igreja. Se fazemos as coisas certas até trabalhamos com mais tranquilidade”, completou Juliana.
Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória.
De todas as paróquias da Diocese, cinco delas não tiveram representação na reunião, sendo as Paróquias: Senhor Bom Jesus, Rebouças; Nossa Senhora de Fátima, União da Vitória; Santa Bárbara, Bituruna, além de duas outras que não possuem secretárias: Paróquia São Sebastião, e paróquia Nossa Senhora das Dores, ambas da cidade União da Vitória. A reunião que teve início às 8h30m se encerrou às 16h com um lanche no salão do Seminário.
Pe. Marcelo S. de Lara Assessor da Pascom
fmslara@yahoo.com.br