Paróquia São João Batista acolhe ‘Missões Diocesanas’

img_1663
Missa das Missões, no pavilhão da Matriz São João Batista, celebrada pelo pároco, padre Joviano.

Organizada pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), da diocese de União da Vitória, as ‘Santas Missões Populares Diocesanas’, são um momento de renovação da fé, da esperança, e do compromisso missionário que todo cristão tem, desde quando recebe os sacramentos do batismo e da crisma.

Fiéis da Comunidade da Guaiaca, com os Missionários.
Missionários em visitá às comunidades do interior de São João.

As trinta e duas comunidades da Paróquia São João Batista, em São João do Triunfo, e mais a matriz puderam experimentar esse momento de animação da fé com as missões, que teve início na quinta-feira, 13 de outubro, com a Santa Missa de abertura, presidida por Dom Agenor Girardi, bispo diocesano. “Todos nós somos missionários, e a comunidade que vive a missão permanece unida no amor de Deus’’ refletia o bispo durante a missa.

Após a Santa Missa, os missionários receberam o envio feito pelo bispo, para irem até as comunidades. “Sempre de dois a dois”, comentava dom Agenor fazendo a comparação com os discípulos de Jesus.

Fiéis das comunidades e da Matriz, lotam o espaço da Igreja.
Fiéis das comunidades e da cidade, lotaram o espaço da Igreja Matriz.

O clima era de festa nas comunidades que esperavam os mais de oitenta missionários provenientes de diversas paróquias da Diocese. Nesta comunidades, os missionários visitaram as casas conversando e rezando com as famílias, além de conceder a benção para a casa, carros, alimentos e objetos de devoção. Na cidade também os missionários abençoaram as casas, visitaram entidades e comércio local, proporcionando assim, momentos de reflexão e convivência com o povo de Deus. Era visível no rosto de cada pessoa que recebia os missionários, a alegria pela partilha da fé.

No dia 14, depois de um dia intenso de visitas, vários padres da diocese celebraram a missa nas comunidades, proporcionando também espaço para confissões. Após a celebração da missa, os missionários proporcionaram um encontro dedicado às famílias, refletido o ‘Texto Base’ dos encontros, com o tema: “A missão da família cristã’’.

Momento dos Missionários com os Jovens, nas comunidades.

No sábado, 15, sendo mais um dia de visitas, na parte da tarde houve também a ‘missãozinha’ com as crianças. Este momento fez com que as crianças percebessem sua grande importância na missão, pois elas podem também evangelizar outras crianças pela sua alegria, sinceridade e generosidade, expressando assim o amor de Deus aos colegas. Durante a noite, as celebrações da Palavra de Deus, e o encontro com a juventude, com o tema: ‘Jovens não tenham medo de serem generosos com Cristo’’, uma mensagem marcante do papa Francisco, encerraram o dia.

Na manhã de domingo 16, a Adoração ao Santíssimo foi o momento para que todos os missionários e as comunidades agradecessem a boa caminhada das missões na paróquia, além de agradecer pelo dom da vida e da fé.

Crianças da comunidade da Ladeira, nas missões.
Crianças da comunidade da Ladeira, nas Missões Diocesanas.

O almoço do domingo foi realizado com cada família da comunidade trazendo um prato a ser compartilhado. Logo após o almoço, toda a comunidade se preparou então para a grande carreata até a matriz, onde se daria a Missa de encerramento das Missões.

Com muita felicidade pelos dias de missão, todas as comunidades se fizeram presentes. A Santa missa foi presidida pelo padre Joviano e concelebrada pelo padre Nelson Kovalski, vigário paroquial, além da presença dos diáconos João Henrique Lunkes e Emerson de Toledo. “A missão não acaba aqui, vamos nos comprometer mais com nossas capelas, sem medo, e com muita alegria’’ destacava o padre Joviano, motivando ao continuado chamado da missão.

Como de costume pela Equipe Diocesana, ao final da celebração foram chamadas pessoas que nestes dias de missão sentiram no coração o desejo de serem missionários. Mais de 100 pessoas se dispuseram no momento para fazerem parte do grupo de missionários da diocese e também para formar o Conselho Missionário Paroquial (COMIPA).

Dom Agenor, bispo diocesano, presidindo a missa de encerramento nas Missões Diocesanas.

O coordenador do COMIDI, Gilvane Cipriano e o padre Joviano agradeceram muito a dedicação de todos que contribuíram para o êxito das Santas Missões. “Que nesse ardor missionário, possamos pela intercessão de São João Batista, aplainar os caminhos do povo, sendo missionários de nosso Senhor Jesus Cristo”, expressaram.

Informações: Seminarista Douglas Ribasz
Coordenador do COMISE e Secretário de COMIDI, e