Igreja Católica Apostólica Romana

Visita do padroeiro pelas comunidades prepara festa, em Paula Freitas

"...ainda que tenhamos comunidades diversas para facilitar a vida do povo, somos uma só Igreja. E queremos demostrar isto ainda mais, no dia festa".

Fiéis da Comunidade Cerro do Leão, na Missa da visita da imagem de São Carlos Borremeu.

A paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas, festeja no próximo dia 04 de novembro o seu padroeiro. Preparando os fiéis de toda a paróquia para se envolverem nesta festividade, padre Marcelo Antônio Rosa, pároco, elaborou um roteiro de visita da imagem por todas as comunidades.

“Fazia um bom tempo que a imagem de São Carlos não passava pelas comunidades. Com a experiência que tive em outra paróquia, quis fazer aqui para movimentar toda a nossa paróquia com a festa e levar o povo a conhecer um pouco mais da espiritualidade de São Carlos”, explicou padre Marcelo.

Membros da Comunidade do Ronda Jararaca. Em frente, padre Marcelo A. Rosa.

A peregrinação que começou no dia 18 de outubro, encerra-se com a chegada do padroeiro no domingo da festa, a qual acolherá fiéis de todas as comunidades.

“No domingo cada comunidade com seu padroeiro se reunirá no bairro Jardim Maria Anísia, e à partir das oito e trinta sairemos em carreata junto com a imagem de São Carlos até a Matriz. Lá teremos a bênção dos veículos e a missa às dez e meia, com a 1ª Eucaristia dos catequizandos da Matriz”,  comenta o pároco.

 

Cartaz de divulgação da Festa.

Ainda segundo o padre, mais do que toda a motivação para os festejos externos e materiais, o importante é ver o despertar da fé das pessoas, e a importância de se criar pela peregrinação, maior senso de unidade na paróquia.

“Fazemos a visita do padroeiro nas comunidades, com a missa e a Adoração ao Santíssimo. Está sendo bonito ver o carinho do povo pelo padroeiro e a animação de acolhê-lo e levá-lo para a próxima capela. Isto os faz perceber que, ainda que tenhamos comunidades diversas para facilitar a vida do povo, somos uma só Igreja. E queremos demostrar isto ainda mais, no dia festa”, testemunha o sacerdote, entusiasmado. 

Além das celebrações litúrgicas que acontecem na parte da manhã, a festa transcorrerá por todo o restante do dia, seja com o almoço, servido no salão da Matriz, como pelas animações no período da tarde. A ‘tarde dançante’, às 16h, será animada pelo grupo gaúcho ‘João Luiz Corrêa e Grupo Camperismo’.

Texto: Pascom Diocesana
Diocese de União da Vitória

FOTOS

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*