Igreja Católica Apostólica Romana

Missionários da Diocese participam da Assembleia do COMIRE

De 06 a 08 de setembro, aconteceu a Assembleia do Conselho Missionário Regional, do Paraná, COMIRE, em Guarapuava. Estiveram presentes Movimentos Missionários das Dioceses: COMIDIs; COMIPAs; IAM; JM; COMISEs, o coordenador do COMIRE, Odaril José da Rosa; padres; religiosas; e de Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo Referencial da Dimensão Missionária no Regional Sul 2.

Uma das formações foi dada pelo padre Valdecir Badzinski, Secretário Executivo da CNBB, que abordou as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023. “Podemos imaginar um grande guarda-sol, onde ali debaixo são abrangidas todas as Pastorais, inclusive as Diretrizes que são as balizas da Igreja. O fato de estarmos em união, cada vez mais, seja ela á nível província, regional, diocesano, paroquial, não nos faz diferentes dos demais, mas sim únicos, em busca de um mesmo objetivo, que é Cristo”, disse o padre.

O avanço da tecnologia também foi assunto refletido. “A Igreja não se transforma conforme a tecnologia, a mídia; as redes sociais, mas sim, entra em um processo de continuidade em suas atividades, respeitando os valores cristãos”, refletia.

Destacou-se aos participantes, os desafios da Missão: Renovação de forças missionárias: onde a Igreja deve continuar sendo missionária. 2° Inovação: onde uma vez criado (a), obtém-se a necessidade de inovar. 3° Uma noção de mundo mais ampla: que em tempos reais, está muito restrita, particularizada. 4° O testemunho, a fraternidade e a solidariedade: essencial na vida do missionário. 5° Coerência: do jeito que existe, ela é.

Incentivo dado aos participantes foi da importância da preparação na Evangelização, não se ficando apenas na espontaneidade, sem uma preparação. “A ação na Igreja deve ser feita com eficácia, e não simplesmente com eficiência. É preciso dupla contemplação: Jesus Cristo e a realidade; fé e racionalidade, e deixar o Espírito Santo agir”.

                            Participantes da Diocese de União da Vitória membros da Equipe Missionária Diocesana.

 

No domingo,08, foram apresentadas algumas atividades dos COMIPROS, e a Assembleia foi encerrada com a ‘Bênção do Envio’.

Informações: Mayara A. Karpinski

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.