Igreja Católica Apostólica Romana

Jovens realizam ação concreta em instituições de caridade

"Fé conectada à vida"

Em clima de Natal, “Agora e em todos os tempos, ele vem ao nosso encontro, presente em cada pessoa humana, para que o acolhamos na fé e o testemunhemos na caridade, enquanto esperamos a feliz realização de seu reino”, diz um trecho do Prefácio do Advento (I-A).

A partir da experiência com o Cristo, todo cristão católico deve estar atento as necessidades de seus irmãos, e essa missão se estende para a juventude. O Documento nº 85, da CNBB, sobre a evangelização da juventude, apresenta que “há necessidade de conectar a fé com a vida” (107), sendo assim o Cristo ao qual se reza e se faz experiência, nos convoca à um gesto concreto, a um serviço de amor-doação em atenção à sua própria voz que clama pela boca dos que necessitam.

                                       Doações arrecadadas pelos jovens para entregar nas Instituições visitadas.

 

Ouvindo essa voz, conectando a fé com a vida, muitos jovens da Diocese de União da Vitória têm se destacado em ajudar instituições que cuidam de pessoas em suas mais diversas condições, outras ações envolvendo crianças, e a comunidade de modo geral. Muito mais do que levar o material como alimentos, roupas, fraldas, levam carinho, atenção, e apresentam Cristo ao mesmo tempo que o reconhecem em cada abraço e sorriso. “Ver a emoção dos senhores e senhoras naquele momento foi extraordinário! Pude ver no olhar deles como é bom ter alguém por perto, e sentir a presença do Amor”, expressou a jovem Valéria Mello, do Mini TLC, de Bituruna, quando visitou uma associação que se dedica ao cuidado de idosos carentes e deficientes físicos.

                                    Jovens do Grupo Mini TLC da paróquia Santa Bárbara, da cidade de Bituruna.

 

O jovem Andrey Camargo, de Bituruna, também comentou do sentimento que teve na entrega de doces para as crianças da comunidade: “A sensação foi muito boa, pois pude ver no olhar das crianças, que elas estavam contentes com os doces, mesmo sendo pouco, sabiam que isso era de coração”, relatou o Jovem.

Em sua exortação apostólica Christus Vivit, o Papa Francisco, encoraja os jovens a se colocarem a serviço da construção de um mundo novo e melhor, com os dons e talentos que cada um recebeu do Senhor: “Por favor, não deixeis para outros o ser protagonista da mudança! Vós sois aqueles que detêm o futuro! Através de vós, entra o futuro no mundo. Também a vós, eu peço para serdes protagonistas desta mudança” (CV. 174).

Com sua experiência da presença do Cristo, o jovem é convidado à através de sua vida, dar exemplo e testemunho do amor cristão, e assim, favorecendo um sorriso a mais no mundo, a alegria do evangelho. “Somos como um espelho para as crianças, então, são esses pequenos gestos que farão com que se tornem pessoas boas e que um dia, poderão fazer o bem ao próximo, assim como nós fazemos hoje”, partilhou Eloiza Gritten, membro do JUC, grupo que durante 5 anos, faz entrega de presentes para crianças em escolas municipais de São Mateus do Sul.

                                                  Jovens do grupo JUC, da paróquia São Mateus, de São Mateus do Sul.

 

Outro jovem que partilhou sua alegria em realizar gestos concretos foi Raul Felipe, do Mini TLC, de União da Vitória numa distribuição de fraldas geriátricas, e produtos de limpeza em instituições da cidade. “Sem dúvida nenhuma um dos melhores prazeres que Deus já nos deu é ajudar quem mais precisa. Levamos um pouco de amor, de alegria e de compaixão para os idosos. Quando chegamos nos asilos cantando, dançando e sorrindo para eles, eles retribuíam com um singelo sorriso e isso bastou para ver o quanto somos importantes na vida uns dos outros. Apenas um abraço fraterno e um sorriso espontâneo são o suficiente para animar o dia de alguém, isso é fruto da Graça de Deus que habita na juventude”, comentou ele.

                     Jovens do Grupo Mini TLC da paróquia São Judas Tadeu, da cidade de União da Vitória.

 

Assim, de maneira simples, criativa e ousada, como deve ser a juventude, a fé vai sendo fortalecida, com orações, atitudes e aprendizado, gerando uma conexão de partilha, na qual o rosto Jovem de Cristo vai sendo vivido e testemunhado na comunidade.

Texto: Setor Jovem
Fotos: Mini TLC de Bituruna e União da Vitória, e Grupo JUC de São Mateus do Sul.

FOTOS

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.