Igreja Católica Apostólica Romana

Seminaristas participam de Retiro Nacional

Dos dias 6 a 10 de janeiro seminaristas de todas as regiões do Brasil estiveram reunidos no Rio de Janeiro para o 40o Retiro Nacional de Seminaristas (RENASEM) organizado pelo Serviço para Seminaristas, Ministério da Renovação Carismática Católica.

Dentre os mais de 250 participantes, estavam presentes cinco seminaristas da Diocese de União da Vitória: Douglas Ribasz, 4º ano de Teologia; Diego Oliveira e Cristian Boniatti do 3º ano de Teologia; Daniel da Rosa do 2º ano de Teologia e Gustavo Henrique Santana do 3º ano de Filosofia.

A missa de abertura foi celebrada na Igreja da Candelária pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e de lá os seminaristas se dirigiram para a casa de formação da Comunidade Sementes do Verbo, onde Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém do Pará conduziu as palestras do retiro. “Dom Alberto nos fez refletir sobre as bem-aventuranças na vida do futuro sacerdote, destacando como a pobreza, a mansidão, a fome e sede de justiça, a misericórdia, a pureza e a paz devem ser pontos centrais em nossa formação e no Ministério”, destacou o seminarista Daniel.

Da esquerda: Daniel, Gustavo, Cristian, Douglas e Diego.

Além de Dom Orani e Dom Alberto, outros bispos como Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB também se fizeram presentes no retiro. “A presença dos bispos, mostra como estamos caminhando em unidade com a Igreja, que é apostólica. Para nós foi um sinal de unidade de toda a Igreja no Brasil”, comentou o seminarista Gustavo.

Além das palestras, momentos de animação e oração, o encontro dedicou espaço para uma celebração penitencial com confissões, conduzido por Dom Roberto Lopes, vigário episcopal no Rio de Janeiro, e para a adoração ao Santíssimo Sacramento, com um neo-sacerdote da Arquidiocese do Rio de Janeiro. “É uma injeção de ânimo ver um neo-sacerdote, que até a poucos dias era seminarista como nós, conduzindo um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e nos incentivando a perseverar na doação e na missão de cada dia”, disse o seminarista Cristian.

Momento marcante para os seminaristas foi a visita à Paróquia Nossa Senhora da Paz, onde está sepultado o corpo do Servo de Deus Guido Schäffer, que era seminarista quando faleceu no ano de 2009 e está em processo de beatificação. Em seguida, na praia de Copacabana, participaram do evento missionário “Lançai as Redes” com missa celebrada pelo Cardeal Dom Orani e show de lançamento do CD do Seminário Arquidiocesano São José, do Rio de Janeiro. “A visita ao túmulo do Guido me levou a pensar na santidade de vida de um jovem seminarista, despertando o desejo de imitá-lo em suas virtudes Temos um intercessor junto de Deus. A missa e o show foram também um momento forte de evangelização. Nos fizeram notar que devemos levar Jesus Cristo e o anunciar onde quer que seja”, testemunhou Diego.

Para o seminarista Douglas um dos grandes momentos do RENASEM foi a subida até o alto do Corcovado, no Santuário do Cristo Redentor. “Uma das grandes temáticas foi ‘O Brasil aos pés do Redentor’. De fato, estar lá aos pés do Cristo entregando a Ele nossos estados, dioceses, nossa vida e vocação nos compromete com o convite que Ele mesmo nos faz, de sermos santos e missionários”, destacou o seminarista.

A missa de encerramento no Santuário do Cristo Redentor, foi presidida por Dom Roque, bispo auxiliar do Rio de Janeiro.

Setor de Comunicação:
Diocese de União da Vitória

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.