Igreja Católica Apostólica Romana

Reflexão de 23.03.2020 com Dom Walter Jorge

Segunda-feira, 23 de Março.

“Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! Que o digam os libertos do Senhor que da mão dos opressores os salvou… gritaram ao Senhor na aflição e ele os libertou daquela angústia…. Agradeçam ao Senhor por seu amor e por suas maravilhas entre os homens! ” (Sl 107,1-2; 6.8)

Reflexão

 A Quaresma é um tempo favorável para revermos nossa relação com Deus, conosco mesmos e com o próximo. Hoje, gostaria de propor como reflexão o relacionamento com Deus.

Muitas vezes pensamos Deus apenas como aquele a quem devemos nos dirigir pedindo algo, esquecendo que deveríamos, antes, louvá-lo pelo simples fato de termos sido criados. Na verdade, se o louvor de Deus fosse uma hábito contínuo em nosso viver, quase não teríamos o que pedir, pois já viveríamos na presença daquele que sabe do que precisamos antes mesmo que o peçamos (cf. Mt 6, 8).

Quem faz do agradecimento a Deus, do louvor a ele, sua forma principal de se relacionar com o Senhor, vai descobrindo uma alegria sempre nova de viver, pois vai percebendo que o que nos cerca é muito mais positivo do que negativo, mais bonito do que feio, mais alegre do que triste. Quem sabe não está na hora de aprendermos a parar de murmurar e passarmos a louvar, bendizer e adorar o Senhor? Tenho certeza de que a vida será bem mais alegre.

Sugestão do dia

 Ler, de forma orante, o Salmo 107 (“Dai graças ao Senhor porque ele é bom”), que narra como o Senhor socorre os que se encontram angustiados e convida, então, a louvar a Deus, que nunca se esquece dos que sofrem, porque a todos ama.

Oração

“Senhor nosso Deus, criador e redentor nosso, em meio aos difíceis tempos que vivemos, que desafiam a nossa fé a passar do medo à confiança alegre, concedei-nos a graça de descobrirmos hoje, um pouco mais, motivos em nossa vida para agradecer. Livrai-nos, Pai, de toda murmuração, que envenena nossa vida e nos faz olhar a realidade com tristeza e desgosto de viver. Isso vos pedimos em nome de Jesus, vosso Filho, amém! ”

Em Áudio:

Dom Walter Jorge Pinto
Bispo da Diocese de União da Vitória

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.