Igreja Católica Apostólica Romana

Diocese de União da Vitória celebra seu padroeiro nesta semana

Nesta semana, a Diocese de União da Vitória celebra seu padroeiro, Sagrado Coração de Jesus, com memória litúrgica a ser festejada na sexta-feira, 19.

Padre Silvano Surmacz, pároco da Catedral, em um dos dias da Novena, diante da imagem do padroeiro, Sagrado Coração de Jesus, em transmissão ao vivo pelas Redes Sociais da paróquia.

 

‘Igreja Mãe’ da Diocese, a Catedral começou na semana passada o novenário em honra ao seu padroeiro, que é devotado na igreja desde 1917.  As celebrações terão seu coroamento na sexta-feira com missa às 10h e as 19h, presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano e concelebrada por alguns padres. Também na Diocese, as paróquias de Cruz Machado e da cidade de Rio Azul têm o Sagrado Coração de Jesus como seu padroeiro. E ainda a Fundação Sagrado Coração de Jesus, mantenedora da Rádio Educadora Uniguaçu 101.9 o celebra também.

Relação da Diocese com o Sagrado Coração

A Diocese de União da Vitória tem uma forte ligação com o Sagrado Coração de Jesus. Começou com o lançamento da pedra fundamental da sua hoje igreja Catedral, em 20 de maio de 1917, na época a primeira igreja da cidade de União da Vitória, construída com a ajuda do Governo do Paraná, após o Acordo de Divisas, entre Porto União, que ficaria para o Estado de Santa Catarina, e a cidade de União da Vitória, que faria parte do Estado do Paraná. A inauguração da igreja, contudo se deu no dia 15 de agosto de 1926.

Na angústia dos sofrimentos pela Guerra do Contestado, que tirava muitas vidas, o povo “aconchegou-se no Sagrado Coração de Jesus, tanto que expressou essa posição, ao denominar sua primeira igreja matriz, hoje catedral de União da Vitória, como Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. “  (Trecho do Livro – Matriz do Sagrado Coração de Jesus, União da Vitória – PR, 100 anos de História, do autor, Ulysses Sebben, transcrevendo o texto da Ata do lançamento da Pedra Fundamental).

Imagem do Sagrado Coração de Jesus, no Altar Mor da igreja Catedral, em União da Vitória, e acima um vitral pintado com o padroeiro. (Foto – Marcelo de Lara – Diocese).

 

A devoção era algo vivida ainda quanto os fiéis na época participavam das celebrações na igreja Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União. Com o Acordo das Divisas alguns fiéis agora fariam parte de um outro Estado, uma outra cidade, e em uma nova igreja, migrando também assim o pedido que Jesus lhes fortalecia nos corações aflitos naquelas circunstâncias: “Vinde a mim vós todos que estais aflitos e cansados que vos aliviarei”.

A estátua no Morro do Cristo:

Hoje, a cidade de União da Vitória manifesta com imponência a dedicação a seu padroeiro, com uma imagem do Sagrado Coração de Jesus situada no pico do Morro, chamado ‘Morro do Cristo’, inaugurada em 1968. A imagem que possui 27 metros de altura, e está fixada sobre um pedestal de 6 metros, abriga no seu interior uma capela. Seu projeto contou com a participação de Domicio Scaramella, prefeito na época e membro da Congregação Mariana Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José, e do senhor Pelágio Umpierre, gerente do banco Nacional do Comércio. O acesso até a imagem se dá por meio de uma escadaria com 224 degraus.

Estátua do Sagrado Coração de Jesus, no Morro do Cristo, em União da Vitória – PR. (Imagem Divulgação).
Outras dedicatórias:

Ainda na cidade de União da Vitória, a Fundação que é mantenedora da Rádio Educadora Uniguaçu também tem o Sagrado Coração como seu padroeiro.

Lembramos que além da Catedral, a Diocese ainda tem outras duas paróquias devotadas ao Sagrado Coração de Jesus: uma na cidade de Rio Azul e outra na cidade de Cruz Machado, sem ainda esquecer ainda que tivemos um bispo, Dom Agenor Girardi, que era religioso da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, valorizando ainda mais esta devoção.

Dom Agenor Girardi, ex-bispo da Diocese de União da Vitória, falecido em 2018, Missionário do Sagrado Coração, em uma das gravação na Festa do padroeiro da Diocese.

 

Desta forma, pode-se perceber o quão forte e importante é a ligação da Diocese com o Sagrado Coração de Jesus,  a ser celebrado nesta sexta-feira, 19 de junho.

Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.