Igreja Católica Apostólica Romana

Publicado Estrela Matutina do mês de Julho

Imagem Capa da Edição de Junho de 2020.

Foi publicado nesta semana o Jornal Diocesano Estrela Matutina, edição de Julho. Presente na versão digital, disponível do site da Diocese e em formato PDF, para pessoas e grupos baixarem, o Jornal Diocesano entra na sua quarta edição sem a impressão total 12.500 exemplares.

Além da dificuldade financeira gerada pela pandemia do novo coronavírus, as restrições para a distribuição de material de mão em mão, sendo orientado apenas com luvas e uso de álcool 70, impossibilitou a distribuição do Jornal para as 25 paróquias e mais de 400 comunidades que fazem parte da Diocese de União da Vitória.

Para garantir o acervo histórico do Jornal, realizado por meio de encadernações anuais de todas as edições do ano, desde sua origem, em 1958, neste mês serão impressos 700 exemplares das quatro últimas edições, sendo alguns entregues também para as paróquias.

EDIÇÃO DE JULHO – 2020 – BAIXE AQUI

Relembrando um dos fatos narrados pelo próprio Estrela Matutina, em julho de 1970, nesta edição o Jornal destaca em sua capa o Jubileu de Ouro Sacerdotal do Padre Abel Zastawny, celebrado no dia 04 de julho. Na época, ainda como padre da Diocese de Ponta Grossa – PR, a notícia foi publica também em outros jornais da região. Acompanhando essa história de cinquenta anos, o Jornal da Diocese quis reprisar e homenagear o padre que hoje é membro do clero da Diocese de União da Vitória desde sua Instalação, e que muito contribuiu em trabalhos paroquias e intelectuais.

A Pg. 09 mostra como foi o Corpus Christi.

A Pandemia do novo coronavírus gerou mudanças significativas em algumas celebrações litúrgicas. Nesta edição você poderá saber como foram as celebrações de Corpus Christi e as homenagens ao Sagrado Coração, padroeiro da Diocese.

Artigos de formação para lideranças leigas, catequistas e catequisandos se mantém presente no Jornal Diocesano. Padre Mário traz uma reflexão sobre a importância de perceber nas pregações a autoridade que vem de Jesus, não se deixando levar apenas pela aparência dos discursos.  Dom Walter Jorge, bispo diocesano conduz uma mensagem sobre as ideias que nos movem e movem o mundo. Segundo ele, nos movemos por aquilo que cremos como verdade.

O coordenador da Catequese na Diocese traz uma formação sobre a Catequese de Adultos, baseado no RICA (Ritual de Iniciação Catecumenal de Adultos); e os seminaristas Alisson e Diego trazem um conteúdo aos vocacionados para auxiliá-los no discernimento vocacional. Devido a Pandemia, o Seminário Diocesano não conseguiu neste ano realizar ainda os Retiros Vocacionais.

Mesmo na Pandemia, as comemorações do Padroeiro da Diocese foi marcante. Pg. 06.

Nas páginas 11 e 12, a Celebração do Rosário Vocacional ainda continua até o mês de outubro deste ano, sendo um subsídio para as comunidades terem e rezarem pelas vocações.

Dia 31 de julho a Igreja celebra a memória de Santo Inácio de Loyola, padre Jesuíta, que com base em sua experiência de vida, propôs ‘Exercícios Espirituais’ para ajudar o cristão a trilhar um caminho até Deus. Por isso, nas duas últimas páginas você irá encontrar o Método proposto por Santo Inácio, possível de ser realizado tanto em Retiros, quanto no dia a dia, entre atividades e trabalhos do cotidiano para se tomar decisões importantes na vida de fé e na vida cotidiana.

Na última página noticiamos a Ordenação do seminarista Damião José, que será ordenado diácono no dia 05 de setembro, em São Mateus do Sul. A Celebração será restrita para apenas algumas pessoas, respeitando ainda as exigências das autoridades sanitárias, visando a prevenção contra o novo coronavírus.

Mais uma vez os colaboradores da evangelização, com a divulgação de seus produtos e serviços, e as paróquias que fazem sua contribuição, auxiliaram para que a informação e a formação levada pelo Jornal, fosse garantida aos fieis diocesanos, leitores e leitoras do Estrela Matutina.

Acesse AQUI no site o Jornal Diocesano, baixe seu arquivo PDF, e compartilhe com grupos de sua paróquia, amigos e familiares.  Boa Leitura e Formação!

Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.