
Com o lançamento oficial do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora na Diocese, no dia 14 de agosto na paróquia Nossa Senhora do Rocio, a Diocese de União da Vitória inicia o primeiro ano, entre os quatro propostos, sobre o Pilar da Palavra.
O pedido feito é que se valorize ao máximo a leitura, a meditação, reflexão e o uso da Palavra de Deus em encontros, formações, na vida em família, pessoal e comunitária; que se disponibilize materiais de ajuda para as pessoas terem facilidade e maior intimidade com a Palavra de Deus.
50 anos do Mês da Bíblia
O impulso dessa animação bíblica, no contexto do Lançamento do Plano e do Mês de Setembro, vem também conectado com o a comemoração dos 50 anos do Mês da Bíblia celebrado no Brasil neste mês. Graças ao Concilio Vaticano II que conclamou todos os pastores a divulgarem e disponibilizarem a Bíblia nas mãos dos fiéis leigos, como cita o Documento Dei Verbum no § 22 “o acesso às Sagradas Escrituras seja aberto amplamente aos fiéis”, aos poucos a bíblia foi entrando na vida do povo pela porta da experiência pessoal e comunitária.

Assumindo esse compromisso, a Igreja do Brasil investiu na Animação Bíblica como uma urgência na sua ação evangelizadora. Em 1971, a Arquidiocese de Belo Horizonte celebrava seu cinquentenário. As Irmãs Paulinas, na pessoa da Ir. Eugênia Pandolfo e lideranças que já trabalhavam com a animação bíblica, apresentaram ao bispo na época, Dom João de Rezende Costa e ao Conselho Presbiteral a proposta de realizar um vasto movimento bíblico no mês de setembro. Aceita a proposta, a equipe contou com a colaboração do biblista Frei Carlos Mesters. Em 1975 a proposta foi assumida por todo o Regional Leste II, se tornando depois o Mês da Bíblia um compromisso e celebração à nível nacional.
Uma das belas ações divulgadas é a Lectio Divina (Leitura Orante da Palavra). A Palavra de Deus não é um mero material de estudo, mas é um chamado à um diálogo. O método da Leitura Orante é ajuda valiosa para o aprendizado da vida de oração por meio da Bíblia.
Na Diocese de União da Vitória, iniciativas como a publicação de vídeos e textos do Evangelho nos meios de comunicação da Diocese vem sendo realizadas de segunda à sábado, ajudando diversas pessoas a lerem, ouvirem e meditarem a Palavra de Deus. Para o Domingo, o incentivo é feito para que os fiéis ouçam e meditem a Palavra na sua comunidade de fé, nas Missas ou Celebrações da Palavra.
Os Evangelhos do Dia em texto, completo ou trechos são postados no Facebook e Instagram da Diocese, e os vídeos do Evangelho do Dia, com Dom Walter Jorge, são postados no Site, Facebook e YouTube da Diocese. Os vídeos dos Evangelhos completaram 2 anos de publicação em julho deste ano, tendo o Canal do YouTube um público com mais de 6 mil inscritos, além dos Vídeos serem postados em 5 Grupos do WhatsApp, atingindo pessoas da Diocese e fora dela.
Pelo belo e bom resultado que atinge pessoas da Diocese, fora dela e também até em outros países, a iniciativa foi divulgada em um dos programas da TV Divino Pai Eterno, que realizou em agosto deste ano uma entrevista com Dom Walter Jorge. (Click Aqui e assista).
Também em algumas paróquias, os padres realizam reflexões do Evangelho do Dia, que são encaminhadas aos fiéis em Grupos do WhatsApp.

No contexto do Plano Diocesano
Assim, sobre o Pilar da Palavra, 1º Pilar lançado pelo Plano Diocesano, a Diocese de União da Vitória quer conduzir sua evangelização assumindo a Bíblia como fonte e alma da sua ação pastoral evangelizadora, descobrindo a vontade do Senhor, para que as comunidades sejam expressão de uma Igreja querigmática, mistagógica e missionária.
Inclusive, um dos Documentos entregues aos fiéis diocesanos no lançamento do Plano foi o Documento 114 da CNBB “E a Palavra habitou entre nós” (Jo, 1,14) – Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias.
No impulso desta experiência e formação com a Palavra, a Diocese de União da Vitória quer ter e ver suas famílias evangelizadas e testemunhando sua fé.

FONTE: Dados dos 50 anos do Mês da Bíblia:
(Revista Vida Pastoral: Paulus:
Set-Out de 2021. Ano 62; Nº 341; Pgs: 06;10 e 12).