No dia 19 de maio, a Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) celebra 182 anos de fundação. Um longo caminho de fé, solidariedade e missão iniciado em 1843, na França, pelo bispo Dom Carlos de Forbin-Janson. Diante da triste realidade das crianças chinesas que sofriam com doenças, fome e abandono, ele lançou um apelo comovente: “As crianças podem ajudar outras crianças!”
Foi assim que nasceu a IAM, com uma proposta simples, mas profundamente transformadora: crianças e adolescentes rezando uns pelos outros, especialmente pelos que mais sofrem, e partilhando pequenos gestos concretos, como as moedinhas guardadas em cofrinhos missionários. Com isso, a oração da Ave Maria passou a ser rezada diariamente por intenções universais, ligando corações infantis em todas as partes do mundo.
Celebrar os 182 anos da IAM é mais do que olhar para o passado. É renovar o compromisso com a missão no presente. É dizer sim, como Jesus e Maria, ao chamado de amar sem fronteiras. É lembrar que cada criança pode ser protagonista da mudança. Que cada adolescente pode ser voz profética em sua escola, bairro, comunidade.
A missão continua. E é urgente.
Parabéns, IAM! Que venham muitos e muitos anos de missão com alegria!
Texto e fotos: Equipe de
Coordenação IAM