No dia 27 de junho celebramos o dia do Sagrado Coração de Jesus, uma data móvel, porque depende da Páscoa. Mas, mais importante que a data é o seu significado. Todos sabemos que o coração simboliza o amor, e que, portanto, celebrar o Sagrado Coração de Jesus é celebrar o amor de Deus por nós. Mas por que o coração simboliza o amor?
Cientificamente falando, não é o coração que ama. O amor, como todos os outros sentimentos, tem sua sede no cérebro, mas as ações do coração expressam muito bem a dinâmica do amor, que consiste em dar e receber, acolher e oferecer, que é exatamente o que o coração faz, oferecendo ao corpo (grande circulação) o sangue oxigenado (pelas artérias) e recebendo dele o sangue não oxigenado (pelas veias), que, por sua vez, será conduzido pelo coração ao pulmão (pequena circulação), onde receberá o oxigênio necessário para continuar o ciclo.
Dessa forma, o Criador deixou escrito no Livro da Criação o que tornaria mais claro nas Sagradas Escrituras. Quando dizemos que Deus nos ama, estamos afirmando que Ele nos acolhe, nos aceita como somos, como o coração aceita o sangue, mesmo que este esteja sem oxigênio. Mas Sua acolhida não é passiva, ou seja, Ele nos acolhe não para deixar-nos como estamos, mas para nos “oxigenar”, ou seja, tornarnos capazes de comunicar vida por onde passamos.
Por outro lado, quando dizemos que amamos a Deus, significa que acolhemos o que Ele nos oferece, ouvindo com atenção Sua Palavra, recebendo com fé e amor o Corpo e Sangue de Cristo, prestando atenção às inspirações do Espírito Santo e que oferecemos a Ele nossa oração, nossos sentimentos, nossos desejos e temores, nossas esperanças e angústias, nossas alegrias e tristezas, enfim, toda a nossa vida.
A todo momento, o coração de cada um de nós está pulsando, recebendo e oferecendo vida a todo o nosso corpo. Que isso nos inspire a acolhermos o amor de Deus, a nos deixarmos transformar por Ele, para podermos comunicar Sua luz, Sua graça, Sua bênção a todos com quem convivemos.
Pe. Emílio Bortolini Neto
Mestre em Espiritualidade
Pároco da Paróquia São Judas Tadeu