Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

Com início na Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade de 2021 será a 5º Campanha a ser trabalhada na Dimensão Ecumênica. Com sua abertura na entrada do Tempo Quaresmal e sua Coleta marcada para o Domingo de Ramos, 28 de março, os cristãos de todas as denominações são chamados em 2021 a viver e promover a dimensão do Diálogo, como método de se derrubar as barreiras da divisão, fortalecendo a unidade.

Comissão da CFE 2021

A COMISSÃO DA CFE

A Comissão da CFE 2021 é formada por representantes das igrejas-membro do CONIC, além da Igreja Betesda de São Paulo, como igreja observadora, e o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e à Educação Popular (Ceseep), como membro fraterno.

TEMA:Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor

LEMA:  “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14).

OBJETIVO GERAL DA CFE 2021

Através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus;
– Encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social;
– Animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima;
– Promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio;
– Fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.

SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO ECUMÊNICA 2021

INSCRIÇÕES PARA O SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO ECUMÊNICA 2021, QUE ACONTECE DIAS 29 E 30 DE JANEIRO

As inscrições são abertas a todos que se interessam pela causa ecumênica e inter-religiosa. Podem ser formalizadas por meio de envio de um e-mail, com nome completo, cidade, estado e comunidade que participa, para: ecumenismo@cnbb.org.br.  O Simpósio será realizado de forma on-line, nos dias 29 e 30 de janeiro 2021, das 9 às 12h.

TEMA:

Esta edição do simpósio, tem como tema “Desconstruindo muros e construindo pontes: olhares a partir da Carta Encíclica Fratelii Tutti e da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021″.  O tema da CF Ecumênica é “Fraternidade e Diálogo: um compromisso de amor”.

ASSESSORES:

Serão assessores do encontro a doutora em Teologia pela PUCPR, irmã Raquel de Fátima Coelet, Filha da Caridade da Província de Curitiba. Ela também é representante católica na Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic); o mestre em Teologia pela PUCPR, padre Rene José de Sousa, presbítero da diocese de São Carlos (SP). Sua reflexão será sobre os muros de inimizades erigidos pelos fundamentalismos e o diálogo e a fraternidade como caminhos para a sua superação.

HINO DA CF 2021

Adenor Leonardo
Compositor

Frei Telles Ramon
Autor da letra

Explicação da arte do cartaz

A arte, produzida pelo Ateliê15, foi concebida a partir da palavra UNIDADE – qualidade ou estado de ser um ou único, de não poder ser dividido.

“Escolhemos uma ciranda para ser a base do desenho, afinal, em uma roda não tem primeiro, nem último, todos formam um e precisam trabalhar na mesma sintonia e ritmo para não perder o compasso e, como na música do cantor, compositor e amigo, Zé Vicente, Baião das Comunidades, todos e todas são convidados a participar desta ciranda pela vida… e construção da civilização do amor, da justiça igualdade e paz”, testemunharam os criadores da arte.

Oração da CF

Deus da vida, da justiça e do amor,
nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade
e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade.

Através desta Campanha da Fraternidade Ecumênica,
ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo
como compromisso de amor, criando pontes que unem
em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio.

Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade, em especial, aos mais pobres e fragilizados, a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade.

Por Jesus Cristo, nossa paz, no Espírito Santo, sopro restaurador da vida.

Amém.