Paróquia São João Batista faz encontro com 137 coroinhas

Em várias comunidades da Diocese, a pessoa do coroinha se faz presente exercendo seu Ministério e Serviço durante as celebrações.

Para manifestar o agradecimento e oferecer momentos de convivência e formação a esses jovens, no dia 13 e novembro a paróquia São João Batista, de São João do Triunfo, promoveu um grande encontro para 137 coroinhas de 19 comunidades, na capela do Porto Feliz.

Diácono João Henrique, Irmã Vera e Seminarista, com os coroinhas na comunidade do Porto Feliz.
Diácono João Henrique, Irmã Vera e Seminaristas, com coroinhas na comunidade do Porto Feliz.

Uma das formações foi dada pelo Diácono João Henrique Lunkes que orientou os jovens a respeito das funções práticas durante as celebrações.

Diácono João Henrique dando orientações.
Diácono João Henrique dando orientações aos coroinhas.

“O Coroinha é aquele que está à serviço do altar transportando os objetos litúrgicos, executando as funções que lhe são próprias. Mas servir ao altar não é apenas ajudar o padre, servir ao altar é estender o Ministério também no serviço ao próximo participando do Mistério Pascal de Cristo, sua Paixão-Morte-Ressurreição” destacou o diácono.

Em outros momento de formação, os Seminaristas Alex Gabrich e Ronaldo Rodrigues, orientaram que ser um coroinha é também estar aos pés da cruz, é contemplar o Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho no dia a dia da vida.

Coroinhas na fila para o almoço.
Coroinhas na fila para o almoço, no salão da capela do Porto Feliz.

“Devemos dar testemunho que somos amigos de Jesus dentro da Igreja enquanto ajudamos nas celebrações, mas também fora dela, em casa, na escola, quando estamos com nossos amigos”, dizia Alex.

O Encontro se encerrou com a santa Missa, presidida pelo pároco padre Joviano José Salvatti.

Que São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, interceda a Deus Pai por todos esses meninos e meninas que servem a Igreja, e pelas suas famílias.

Momento de recreação no campo de futebol, ao lada da capela do Porto Feliz.
Momento de recreação com atividades lúdicas no campo de futebol, ao lado da capela do Porto Feliz.

Texto de: Diác. João Henrique Lunkes
Paróquia São João Batista