Padre Ermildo celebra 25 anos de Sacerdócio em seu lugar de origem

Fiéis aguardando o inicio da missa. A fundo padre Ermildo sendo cumprimentado.
Fiéis aguardando o inicio da missa. Ao fundo padre Ermildo sendo cumprimentado.

Se  for considerar a expressão de fé que dizem alguns, que o tempo chuvoso é sinal de ‘Graça de Deus’, a chuva que caiu das duas da tarde até as cinco horas, no dia 08 de dezembro, foi providencial para o momento, no pequeno povoado de clima bucólico chamado Rio Claro do Sul, Distrito da cidade de Mallet-PR.

Para os moradores, fiéis, familiares e amigos do conterrâneo padre Ermildo Vicente Krasovski, o clima era de alegria, de festa, e nem mesmo a chuva atrapalharia aquele momento importante para todos, e marcante muito mais para o padre. Junto com 15 colegas sacerdotes, 3 diáconos, uma irmãs religiosa, seminaristas, ministros, coroinhas e fiéis leigos, padre Ermildo iniciou a Santa Missa na qual celebrava seus 25 anos de vida presbiteral. O local, era a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, Santuário Diocesano.

Pe. Ermildo presidindo a missa. Ao lado, padre Anderson.
Pe. Ermildo presidindo a missa. Ao lado, o pároco padre Anderson.

Lembrando da chuva, no início da celebração o pároco, padre Anderson Spegiorin acolhendo a todos, fez apenas uma ressalva. “Tínhamos a ideia de fazer a missa campal lá embaixo na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, porém com o tempo chuvoso não foi possível, mas iremos celebrar aqui na Igreja mesmo, e é com alegria que acolhemos a todos para essa bonita celebração”, explicava o Reitor do Santuário.

Em um clima modesto, a equipe de liturgia entoava o canto de entrada que acompanhava a procissão da porta até o presbitério, dando início à celebração.

Padre Anderson fazendo a homilia de cima do antigo púlpito.

Em sintonia também com a comemoração do dia da ‘Imaculada Conceição’, padre Anderson, convidado pelo jubilando para fazer a homilia, destacou a presença de Maria na vida de todos. “Maria não é só dos católicos, ainda que muitos não a valorizem, Maria é uma figura Evangélica, ou seja, está nos quatro Evangelhos e sua devoção perpassa por vários campos da fé e na vida de cada um de nós”, destacou o pároco, do alto do antigo púlpito.

Tendo convivido com o padre Ermildo na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul, membros do Movimento Serra se mostraram gratos pelo tempo de caminhada juntos. “Obrigado padre Ermildo por tudo o que fez em nossa paróquia e por todo o seu apoio ao nosso Movimento. Expresso nossa eterna gratidão”, falou Margarete Lara Ravanello, Coordenadora Distrital do Movimento Serra na região de União da Vitória.

Paroquiana fazendo homenagem ao pe. Ermildo.
Bernadete fazendo homenagem ao padre Ermildo.

A alegria da comunidade onde padre Ermildo se criou, foi transmitida também com mensagens de gratidão por Bernadete Drewnoswski, integrante da Comissão da Paróquia. “Comemorar o aniversário de ordenação é comemorar a vida, pois o sacerdote não é apenas o homem da liturgia, mas aquele que faz da sua vida um culto litúrgico”, destacou Bernadete.

Lembrando ainda a importância da família na vocação do padre, a paroquiana recordou a caminhada de fé dos familiares do padre Ermildo. “Hoje nós agradecemos e louvamos a Deus pelo dom da sua vida e pela sua família que foi uma verdadeira Igreja Doméstica para você”, lembrou ela.

Depois de todas as homenagens, eram esperadas as palavras do aniversariante do dia. Todos atentos fitavam os olhos. Padre Ermildo lembrou que na ocasião destes seus 25 anos de padre, fez um retrospecto de sua vida. “Olhando para traz em minha caminhada percebo que tenho muito mais para agradecer do que para pedir algo hoje.

Só peço que continuem rezando por mim, e sou muito grato aos companheiros padres que me apoiaram durante todos esses anos”, agradeceu ele voltando-se para os colegas.

Padre Ermildo junto com seus familiares. Entre eles uma irmã religiosa.

Terminada a celebração, com a bênção final dada pelo jubilando, as comemorações continuaram ainda no pavilhão da Matriz. Familiares, amigos, e voluntários da paróquia, organizaram um expressivo coquetel para todos os presentes. Registros fotográficos, cumprimentos, conversas, partilha, e até a chuva que não dava trégua, marcavam aquele momento importante na vida do padre Ermildo. Um dia de Bênção, um dia de Graça, um dia… de Ação de Graças.

Pe. Ermildo junto com os colegas padres e diáconos, ao final da celebração.
Padre Ermildo junto com os colegas padres e diáconos presentes na celebração de seus 25 anos.

Não podendo se fazer presente por motivo de outros compromisso, Dom Agenor Girardi, bispo diocesano, expressando gratidão em nome da Diocese, manifestou na Rede Social os parabéns ao padre Ermildo e à outros padres que naquele dia também celebravam o Dom da Vocação. “Parabéns aos nossos padres: Ermildo, Silvano e José Chipanski, por este Dia 08 de Dezembro. Muitas Bênçãos para vocês”, publicou Dom Agenor, expressando assim a gratidão de toda a Igreja, pelos jubilandos e por aquela data tão especial.

Pe. Ermildo fazendo a bênção dos alimentos, no pavilhão da Matriz.
Padre Ermildo motivando a oração e fazendo a bênção dos alimentos, no pavilhão da Matriz.

dsc07911
Diácono João Francisco, natural de Rio Claro do Sul – Mallet.

Além do padre Ermildo, a paróquia Nossa Senhora do Rosário vive também a alegria de ter mais um filho de sua terra  à caminho do sacerdócio. O jovem João Francisco Sieklicki ordenado diácono no dia 03 de setembro de 2016, atualmente está na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul. Sua ordenação sacerdotal, marcada para o dia 25 de março de 2017, às 17h, será na mesma Igreja à qual a comunidade de Rio Claro do Sul viveu a alegria de festejar o Jubileu de Prata do Padre Ermildo Vicente Krasovski.

Texto e fotos: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom

Confira abaixo mais fotos.