Cuidado do padre consigo mesmo foi reflexão do Encontro dos Presbíteros

De 26 de abril a 02 de maio aconteceu em Aparecida – SP, Santuário Mariano Nacional, o 17º Encontro Nacional de Presbíteros. Foram 501 padres, 8 bispos, 2 cardeais, e demais convidados que viveram seis dias de oração, reflexão, convivência e partilha. Das 274 dioceses do Brasil, 213 foram representadas.

Padres de diversas dioceses do Brasil, no Centro de Eventos padre Victor Coelho, no Santuário Nacional, em Aparecida.

O Estado do Paraná foi representado por 37 padres, e da Diocese de União da Vitória se fizeram presentes padres Sidnei José Reitz, assessor da Pastoral Presbiteral na Diocese e padre Nelson José Kovalski, vigário paroquial da Paróquia Santana, Cruz Machado.

Padre Nelson e padre Sidnei, em um dos momentos da formação, no Encontro.

O Encontro Nacional de Presbíteros acontece à cada dois anos, e no encontro deste ano os 501 presbíteros se debruçaram sobre o tema: “Discípulo do Senhor e Pastor do Rebanho” e o Lema: “Cuidai de vós mesmos e de todo rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiões” (At 20,28).

A assessoria do encontro foi conduzida pelo padre Paulo Sérgio Carrara, CSsR (Redentorista), o qual ajudou os presbíteros a refletir sobre a sua identidade, espiritualidade e missão em meio ao mundo pós-moderno.

“Chamou muito a atenção a necessidade que o padre tem de além de pensar e cuidar dos outros (do rebanho), ele também esteja atento ao cuidado para consigo mesmo. Muitas vezes o excesso de atividades pode levar ao esgotamento físico e espiritual do presbítero que acaba por sucumbir em sua missão”, relembrou padre Sidnei Reitz.

Equipe da assessoria diante dos diversos presbíteros, no Centro de Eventos.

“A missão agora é de que em cada diocese os presbíteros se atentem para a temática e busquem encontrar caminhos concretos para que a sua vida seja vivida na alegria, serenidade e paz, tão necessárias para a fecundidade do seu nobre ministério de conduzir o rebanho de Deus”, reiterou ele.

Preparação para o Encontro Regional:

Nos próximos dias 21 e 22 de maio haverá reunião da Comissão Regional de Presbíteros, em Londrina – PR, onde será preparado o Encontro Regional de Formação Permanente, que acontecerá em agosto deste ano, também em Londrina, nos dias 20 à 23.

O objetivo do encontro regional é levar o eco das reflexões do 17º Encontro Nacional.

Postagem: Pacom Diocesana

MAIS FOTOS AQUI