Igreja Católica Apostólica Romana

‘Pastoral Presbiteral’ será um dos assuntos da Reunião do Clero, em Bituruna

Nesta quinta-feira, 30, a paróquia Santa Bárbara, de Bituruna, acolhe a primeira Reunião do Clero da Diocese de União da Vitória, do 2º semestre.

         Padres da Diocese em uma das Reuniões do Clero, em Porto Vitória. (Imagem Arquivo Pascom).

O encontro que reúne padres e diáconos de toda a diocese contempla um momento formativo na parte da manhã e um espaço para comunicados e decisões de questões pastorais e administrativas no período da tarde. 

Padre Sidnei Reitz, assessor da Pastoral Presbiteral.

Para esta reunião, o momento da manhã está reservado ao assunto da Pastoral Presbiteral, que trata do trabalho com o clero diocesano e religioso dentro de uma diocese, responsável por oferecer aos presbíteros as condições necessárias para a sua própria realização humana e vocacional. O assunto será apresentado pelo padre Sidnei Reitz, pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul, e assessor diocesano da Pastoral Presbiteral na Diocese. 

Padre Sidnei trará também reflexões e experiências vividas no último Encontro Regional de Presbíteros do Paraná, que aconteceu em Londrina, dos dias 20 a 23 de agosto, e que teve como tema: “Presbítero: um tesouro em vasos de barro” e o Lema: “para isso eu nasci e para isso eu vim ao mundo” (Jo 18,37).

A Reunião desta quinta também contará com a presença das coordenadoras paroquiais da catequese. Após inciarem o encontro junto com todo o clero em um momento de oração, as coordenadoras se dirigem à uma sala onde passam todo o dia tratando de questões referente a catequese Diocesana.

Coordenadoras da Catequese, em umas das Reuniões do Clero.

“Neste encontro estudaremos o Capítulo 1 do Livro da Catequese, com o tema “Sobre o que estamos falando?”, além de tratarmos do Encontro de Catequistas por Setor para 2019 e ver as datas de formação para catequistas que acontecerá no próximo ano”, explica Célio Reginaldo Calikoski, coordenador diocesano da Catequese. 

Atualmente, a paróquia Santa Bárbara, que sediará o encontro neste mês, conta com os trabalhos dos padres José Chipanski, pároco, e do padre Ronaldo Adriano Rodrigues, vigário paroquial. A Reunião do Clero que acontece geralmente à cada dois meses, tem início às 9h, e é conduzida até por volta das 16h.

Texto: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*