Diocese é representada na 39ª Assembleia do Povo de Deus

Dos dias 21 à 23 de setembro, aconteceu em Curitiba, na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, a 39ª Assembleia do Povo de Deus, do Regional Sul 2 da CNBB.

No canto esquerdo, padre Mário Glaab, na Assembleia do Povo de Deus. Ao seu lado, Dom Sérgio Braschi, bispo da Diocese de Ponta Grossa.

Em um total de 120 pessoas, a Igreja Católica do Paraná esteve representada pelos arcebispos e bispos, padres coordenadores da Ação Evangelizadora, leigos ligados às Pastorais Sociais das dioceses e coordenadores regionais das pastorais, movimentos e organismos.

Neste ano o tema da Assembleia foi “O protagonismo laical no serviço à vida plena”, com assessoria do professor Cesar Augusto Kuzma, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. “Leigo é aquele que assume concretamente a sua missão e o seu papel no mundo e na Igreja. Ele se deixa tocar por Deus e por sua graça” disse o professor Kuzma.

No canto direito, padre Joviano Salvatti, Assessor da Ação Evangelizadora da Diocese. Ao lado, Rose, da Pastoral da Criança da Diocese.

A Assembleia teve momentos em que os participantes se reuniram em grupos, que responderam algumas questões, as quais trouxeram luzes para a caminhada do Regional nos próximos anos. Entre as reflexões dos grupos brotaram ideia como: Fortalecer as Escolas de Formação de Fé e Política; Conscientizar mais sobre a extinção do consumo de bebidas alcoólicas nas festas de Igreja; Envolver mais pessoas nas pastorais sociais e buscar maior integração entre essas pastorais; Valorizar os conselhos de direito com foco na Doutrina Social da Igreja; e Superar o clericalismo.

Com base na apresentação da síntese dos grupos, o professor Kuzma realizou o fechamento dos trabalhos relativos ao tema.

À parti de 2019, a Assembleia ocorrerá nos anos ímpares em Curitiba (com todo o Regional), e nos anos pares à partir de 2020, ela acontecerá nas Províncias (Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel).

Informações: Jorge Teles
Diocese de Guarapuava

Assembleia dos Bispos

Nos dias 20 e 21 de setembro, que antecederam a Assembleia do Povo de Deus, aconteceu também a Assembleia dos Bispos do Paraná (Regional Sul 2 da CNBB). Além de bispos e arcebispos de todas as Províncias Eclesiásticas do Paraná, bispos das Eparquias Ucranianas e administradores diocesanos também participam. A Diocese de União da Vitória foi representada pelo padre Mário Fernando Glaab, administrador diocesano.

Arcebispos, bispos das Províncias do Paraná e Eparquia Ucraniana, na Assembleia dos Bispos. No canto esquerdo agachado, padre Mário Glaab, administrador da Diocese de União da Vitória.

Nesta Assembleia, os bispos tratam assuntos diretamente ligados às suas dioceses, compartilhando experiências, que depois se refletem também na Assembleia do Povo de Deus.

Pascom Diocesana
Fotos: Facebook Regional Sul 2