Igreja Católica Apostólica Romana

Retiro Vocacional revela novos seminaristas para 2019

O Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, realizou nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o segundo retiro vocacional masculino deste ano.

Vocacionados e seminaristas juntos, na sala de palestras no Seminário.

Promovido para jovens acima de 15 anos, o Retiro tem o objetivo de proporcionar um contato com a vida do Seminário, e por meio de palestras, momentos de oração, conversa com o reitor e partilha com os seminaristas, ajudar jovens que pensam em seguir a vida sacerdotal a melhor discernir sua vocação.

Entre alguns assuntos, foi abordado a experiência de uma vida familiar, partilhado pelo casal Raulino e Lair Bortolini. O Diácono Claudimir Camargo falou da importância da vida intelectual para o futuro padre. E padre Emílio Bortolini Neto, pároco da paróquia São Miguel Arcanjo, de Porto Vitória, tratou da Espiritualidade do padre Diocesano. Além desses assuntos, os jovens tiveram também uma conversa particular com o reitor do Seminário, padre Evaldo Karpinski, tendo melhores esclarecimentos sobre o ingresso no Seminário.

Jovens vocacionados acompanhando a apresentação dos seminaristas.

Dos 14 jovens acima de 17 anos que fizeram o encontro, seis deles estão se propondo a ingressar no Seminário em 2019.  Entre eles está Jonathan dos Santos, de 26 anos, da paróquia São Mateus, de São Mateus do Sul, onde atua como Ministro da Eucaristia. “Foi um momento muito profundo essa experiência que fiz. Por meio das orações, reflexão individual e convivência, pude melhor sentir a vocação”, declarou o jovem.

Jonathan que teve contato com o Seminário em outras oportunidades, conta que desde o primeiro retiro, aos 17 anos, vinha alimentando um sentimento maior no coração pela Igreja. “Na época não havia ainda concluído o Ensino Médio. Mas mesmo tendo vivido minha vida com estudos e trabalhos, sempre senti uma vontade maior de se dedicar mais pela Igreja. Este ano comecei a rezar mais pelas vocação e creio que Deus reascendeu no meu coração essa vontade de dar a ele um sim maior”, testemunhou ele.

Testemunho de Jonathan em áudio.

Jonathan dos Santos. (Foto Arquivo pessoal).

Os seis vocacionados que se preparam para ingressar em 2019, ainda participarão do Estágio Vocacional nos dias 26 e 27 de janeiro. Tendo mais dois dias de convivência, poderão assim definir oficialmente o ingresso no Seminário. Estão previstos a entrarem, dois de São Mateus do Sul, um de Bituruna, um de Rio Azul, um de Rio Claro do Sul, e um de União da Vitória.

Os jovens que participaram deste retiro, vieram das paróquias: São Mateus, de São Mateus do Sul; Nossa Senhora do Rosário, de Rio Claro do Sul – Mallet; Senhor Bom Jesus, de Rebouças; Sagrado Coração de Jesus, de Rio Azul; Sant’Ana, de Santana – Cruz Machado; Santo Antonio, de Santo Antonio do Iratim – Bituruna; Santa Bárbara, de Bituruna; Nossa Senhora das Graças e São José, de General Carneiro; São Cristóvão e Nossa Senhora da Salete, de União da Vitória; e da paróquia Sagrada Família de Nazaré, também de União da Vitória.

Pascom Diocesana
Diocese de União da Vitória

FOTOS

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.