Igreja Católica Apostólica Romana

Paróquia de Rio Azul dá formação a 80 catequistas

No dia 18 de novembro, a paróquia Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Rio Azul, entregou certificado a 80 catequistas que concluíram a Escola Catequética Paroquial, que teve duração de 80 hs.

Catequistas concluintes da Escola, na missa de Ação de Graças  na Matriz de Rio Azul, presidida pelo padre Emerson.

A Escola Catequética “Servidores de Jesus”, é uma escola destinada a formação de catequistas e tem como centralidade os pilares da Igreja: Sagrada Escritura, Magistério e Tradição. “A finalidade de nossa Escola é dotar os catequistas de conhecimento, e fazer com que sintam seu coração arder por serem chamados a servir”, diz a coordenadora, Celeste. 

Durante a Escola, foram trabalhados o Eixo Bíblico, com a Introdução ao Cânon Bíblico, Pentateuco, Gênesis, Êxodo, Evangelhos Sinóticos, Introdução ao Evangelho de Marcos, e a História da Salvação.

No Eixo metodológico-catequético usando o método Ver, Julgar, Agir e Celebrar, se buscou identificar os interlocutores da catequese. No Eixo Litúrgico foram tratados assuntos relacionados ao Rito da Santa Missa. Uma riqueza na Escola esse ano, foi o estudo das 129 catequeses de São João Paulo II que tratam da Teologia do Corpo. “Foi um tema especial que nos fez redescobrir o sentido do amor humano e do corpo”, comentou uma das alunas. “O catequista precisa ter uma preocupação constante no seu serviço de transmitir os ensinamentos do Evangelho, aplicando primeiro a si próprios a Palavra de Jesus”, inteirou ela.

Agradecendo pelo empenho de muitas pessoas nesta formação, a coordenadora deixou sua palavras na formatura. “Foi um ano de muitas graças e bençãos. Louvamos a Deus por essa  turma de catequistas fiel e dedicada, e também à equipe de trabalho que se desdobrou para que tudo acontecesse. Nosso pároco, padre Alexandre Nogueira foi também muito essencial nos apoiando neste ano e neste projeto”, declarou a coordenadora paroquial da Catequese.

Rosa Veridiana Duda, também externou seus agradecimentos. “Agradecemos a todos que  de alguma forma contribuíram para que a referida Escola pudesse acontecer, e desejamos que apliquem este conhecimento, carregando pela sua vida todo amor por este chamados de Deus”, declarou ela.

A missa de ação de graças foi presidida pelo padre Emerson Gonçalves de Toledo, da paróquia São Mateus, de São Mateus do Sul.

Pascom Diocesana.
FOTOS: Claudinei

FOTOS

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*