Igreja Católica Apostólica Romana

Estágio Vocacional revela três novos seminaristas

"Eu estava cursando o 4° ano de Engenharia de Produção, quando senti que talvez Deus quisesse algo a mais de mim..."

No final de semana, 2 e 3 de fevereiro, o Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, realizou o Estágio Vocacional para os jovens que ingressarão no Seminário neste ano.

Pe. Evaldo, reitor, com os três estagiários ao centro, e os seminaristas: Diego, Cristian, Alisson e Daniel. (Foto: Seminarista Douglas).

 

O Estágio é o momento em que os candidatos ao ingresso no Seminário vivem um espaço de convivência com alguns seminaristas, participam de palestras temáticas sobre o discernimento vocacional e também têm a oportunidade de esclarecer dúvidas com o próprio reitor, sobre a caminhada no Seminário.

No Estágio, que sempre tem início no sábado ao meio dia, indo até no domingo, com o almoço, participam jovens que na maioria passaram pelos Retiros Vocacionais, que acontecem duas vezes ao ano, ajudando jovens acima de 14 anos, a discernir sua vocação para o ministério sacerdotal.

Definidos para entrar no Seminário neste ano, os três estagiários participantes foram, Vitor Alexandre Surmas, 21, da paróquia Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Rio Azul; Maurício Krasovski, 17, que mora em Fluviópolis – São Mateus do Sul, mas participa da paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Claro do Sul, distrito de Mallet; e, Glauco Masiero, 25, da paróquia Santa Bárbara, da cidade de Bituruna.

Pe. Evaldo, reitor do Seminário, com os estagiários. Da esquerda para a Direita: Glauco Masiero, Vitor Surmas, e Maurício Krasovski.

 

Sentindo desde muito cedo o gosto pela vida da Igreja, Maurício relata que os encontros que fez no Seminário e sua participação na comunidade o ajudaram a dar esse passo com segurança. “Eu sempre senti desde muito cedo o chamado de Deus. Nos retiros que participei já me senti familiarizado com os seminaristas, padres e com toda a comunidade. Tudo isso contribuiu para eu ingressar esse ano no seminário. Acredito que as experiências ao longo desse tempo foram pilares para a construção dessa caminhada”, testemunhou o jovem.

Vitor Surmas, em frente ao altar da capela interna do Seminário.

Trancando o curso de Engenharia de Produção no sétimo semestre, outro estagiário, Vitor Surmas, revela que ainda no período acadêmico sentiu que seu coração buscava algo a mais que uma carreira profissional, e além de discernir melhor sua vocação, acredita que no Seminário poderá crescer em sua espiritualidade.

“Estou muito animado em ingressar no Seminário e iniciar esta nova etapa da minha vida. Eu estava cursando o 4° ano de Engenharia de Produção, quando senti que talvez Deus quisesse algo a mais de mim. Apesar de não considerar-me à altura de tamanha responsabilidade, sinto-me honrado por ter sido acolhido pelos Padres e seminaristas e ter a oportunidade de discernir melhor a minha vocação. Tenho certeza que a convivência neste ambiente me proporcionará uma excelente chance de desenvolver minha personalidade e percorrer o longo caminho rumo à santidade”, relatou o estagiário.

À Direita, Glauco Masiero, em oração , na  Adoração ao Santíssimo.

Falando do Estágio e de sua vida de oração particular, Glauco Masiero comentou que esses momentos foram oportunos para discernir com fé o que Deus espera dele. “Sempre procurei atender ao chamado de Deus da melhor forma possível, com dedicação e fé. Sempre aproveito as palestras e os momentos de oração para ter uma boa formação e estar preparado para a missão a qual o Senhor me chama, de ser seu instrumento Dele”, declarou Maurício.

Na missa de encerramento do Encontro, padre Evaldo Karpinski, reitor, ressaltou a importância de corresponder com grande alegria, generosidade e responsabilidade a vocação. “É necessário buscar vivenciar cada momento no Seminário com grande alegria, as pessoas esperam um seminarista feliz, com a vocação assumida”, animou o padre.

Os três novos futuros seminaristas, em frente ao Bloco 1, do Seminário Diocesano, em União da Vitória.

O Seminário Diocesano Rainha das Missões começa suas atividades no dia 18 de fevereiro.

Com os três novos jovens, o Seminário inicia seu ano letivo com 14 seminaristas internos, além de outros seminaristas religiosos que apenas estudam no Instituto.

Fazendo Estágio Pastoral na paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, estará esse ano, o seminarista José Damião dos Santos, que concluiu em 2018 sua formação acadêmica.

Postagem: Marcelo S. de Lara
Informações e Fotos: Seminarista Douglas Ribasz

MAIS FOTOS

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*