Instituto Franciscano, em União da Vitória, acolhe mais dois jovens no Noviciado

No dia 02 de fevereiro, a comunidade da paróquia São Sebastião Mártir, de União da Vitória, acompanhou a entrada de dois jovens na etapa do Noviciado, para o Instituto Franciscano Servos Missionários do Espírito Santo. O Rito se deu na missa das 19h, Festa Litúrgica da ‘Apresentação do Senhor’, após a Proclamação do Evangelho.

Junto com padre Frei Jesus, em pé ao centro, Frei Luan, à sua esquerda, e Frei Cícero, à direita. Junto também, as Irmãs do ramo Feminino do Instituto.

Tendo passado pelo Aspirantado e pelo Postulantado, Luan Stevene dos Santos Xavier e João Cícero da Silva, no desejo de seguir o Cristo mais de perto, segundo o carisma de São Francisco de Assis, receberam nesta celebração o hábito (vestimenta) franciscano, as Constituições do Instituto e a Liturgia das Horas (Livro de Oração).

À partir deste momento, os jovens noviços passaram a se chamar, Frei Luan Stevene dos Santos Xavier e Frei João Cícero de São Sebastião. Em um gesto da Igreja que acolhe com amor os seus filhos, após o recebimento do hábito, o pároco padre Frei José de Jesus, que também é Superior do Instituto, os demais Membros do Instituto e o povo que testemunhou aquele momento de alegria e doação, fizeram os cumprimentos aos novos frades.

Padre Frei Jesus, os dois novos Noviços e demais membros do Instituto. Atrás, diácono permanente Marcos; Ministro  da Eucaristia e; coroinha.

Na homilia, padre Frei Jesus falou da espiritualidade da Festa à qual a Igreja celebrava naquele dia, e do sentido do Rito de Vestimenta do hábito Franciscano. “Esse passo dado pelos jovens revela que eles devem se apropriar das palavras de São Paulo, quando disse na Carta aos Gálatas: ‘Já não sou eu quem vivo em mim, mas é Cristo quem vive’. O religioso deve dar testemunho de vida ao povo de Deus”, exortava o superior.

Partilhando do seu novo passo na caminhada vocacional, Frei Luan disse que entrar no noviciado é um fortalecimento do seu sim ao Projeto de Deus. “Deus está sempre nos chamando, e antes de tudo como cristãos, para sermos luz na vida do povo, testemunhando até o fim, uma vida pautada no Evangelho, na alegria e na santidade de vida”, definiu o jovem Frei.

Morando no Convento, na ACARDI I, Frei Luan Stevene e Frei João Cícero continuam seus estudos de teologia no Seminário Diocesano Rainha das Missões, e auxiliam o padre Frei Jesus nos trabalhos pastorais, na paróquia São Sebastião Mártir, no Bairro Sebastião, em União da Vitória. Atualmente, o ramo masculino do Instituto, conta com seis Professos, cinco Noviços, e um Aspirante.

Postagem: Pascom Diocesana