Coordenadoras das Capelinhas realizam encontro no Seminário Diocesano

Por sua natureza e finalidade, o Movimento das Capelinhas Vocacionais com seu trabalho de oração e promoção vocacional cria um vínculo importante com seminaristas e vocacionados. Proporcionando espaços para fortalecer esse vínculo, no sábado, 16 de março, um encontro entre coordenadoras das Capelinhas Vocacionais e seminaristas aconteceu no Seminário Diocesano, em União da Vitória.

O encontro contou com a presença de 21 zeladoras, seminaristas diocesano, e um seminarista religioso franciscano. Também padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário, padre Marcelo Antônio Rosa, assessor das Capelinhas, e padre João Henrique Lunkes, assessor da Pastoral Vocacional, participaram efetivamente da reunião.

Segundo o padre Marcelo, o encontro teve o objetivo mais uma vez de gerar um contato das zeladoras com o seminário e os seminaristas. “Foram tratados vários assuntos, mas de maneira especial quisemos proporcionar um contato delas com o seminário e os seminaristas. Os seminaristas novos se apresentaram e elas tiveram a oportunidade de observar as reformas que estão sendo feitas, vendo onde está indo as contribuições que vem das paróquias”, explicou o assessor.

Ao tratar das contribuições para o seminário, segundo padre Marcelo, foi alertado para haver uma distribuição das contribuições durante o ano, pois as vezes muitas arrecadações chegam tudo apenas no mês de agosto.

Padre Marcelo:

Padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário Diocesano, em União da Vitória.

Padre Evaldo, reitor, usou seu espaço para apresentar um relatório financeiro das entradas e investimentos no seminário quanto a formação e estrutura física do local.

Além dos testemunhos dados pelas zeladoras quanto a seus trabalhos nas paróquias e a apresentação dos seminaristas, padre Marcelo destacou ainda a motivação que foi feita às zeladoras para não desanimarem nos trabalhos, nas cruzes que enfrentam.

“Tratamos também a questão do cristianismo. Muitas vezes buscamos um cristianismo sem cruz. Se o nosso próprio mestre carregou sua cruz, como é que nós não vamos carregar a nossa”, indagou o padre, motivando as participantes a seguirem firmes no seu serviço.

Padre Marcelo:

O encontro que teve início com o café da manhã se encerrou com um almoço no seminário, proporcionando assim, mais um espaço de partilha entre aquelas que se dedicam pelas vocações e os vocacionados ao ministério ordenado.

Vídeo: Momento de Devoção no Encontro.

Postagem: Pascom Diocesana