IAM é implantada em mais uma paróquia da Diocese

Ampliando os trabalhos na Diocese, a Infância e Adolescência Missionária, que visa trabalhar o aspecto da missão com crianças e jovens, realizou no mês de março mais uma de suas ações.

Em pé, diante das crianças e jovens, Liara (canto esquerdo), assessora diocesana da IAM, e Irene, coordenadora da IAM em Paula Freitas.

No encontro que aconteceu com os coroinhas, na paroquia Sant’Ana, em Santana – Cruz Machado, no dia 16 de março, com o padre Antonio Kolodzieiski, pároco, a equipe diocesana da IAM, realizou a Missãozinha de implantação da Infância e Adolescência Missionária, na paróquia. A reunião contou também com a presença do grupo da IAM São Juvêncio, da Paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas.

O Encontro foi direcionado sob o tema ‘Batizados e Enviados – IAM em Missão no Mundo’. Além da apresentação da história e do carisma da Obra, as crianças e adolescentes fizeram um momento de espiritualidade com o terço missionário e refletiram sobre como ser uma ‘Igreja em Saída’, como pede o papa Francisco.

Em frente à Matriz Sant’Ana, coordenadores da IAM e dos Coroinhas, ao final do encontro de implantação. No canto direito da terceira fileira, em pé, padre Antônio, pároco.

Junto com os coordenadores do Movimento dos Coroinhas, as 97 crianças vindas de 16 comunidades da paróquia, foram incentivadas a viverem o carisma da Obra, que é “tornar Jesus conhecido e amado”; seguindo a dinâmica “criança evangelizando criança, e adolescente evangelizando adolescente”.

Em reunião com os coordenadores dos coroinhas, Liara Berthier Schick, coordenadora diocesana da IAM, motivou a se pensar em ações de divulgação da Obra, buscando implantar a Infância e Adolescência Missionária em todas as comunidades, caminhando em comunhão com Pastorais e Movimentos já existentes.

Para Terezinha Krul, coordenadora paroquial dos coroinhas da matriz Sant’Ana, foi motivo de alegria e esperança a implantação da IAM na paróquia. “Percebi nos olhares das crianças e adolescentes a alegria de viver o Evangelho na prática e ficar mais próximos de Jesus. Temos esperança de ver nossos pequenos missionários evangelizando outras crianças. Sabemos que teremos desafios, mas temos certeza que o Espírito Santo estará conosco. Obrigada a equipe diocesana que se dispôs em mostrar-nos a grandeza desse trabalho de Evangelização começando pelos pequenos”, disse Terezinha.

Para Daniele Soares e Eric do Rosário, integrantes da equipe de coordenação diocesana, a implantação da IAM na paróquia Sant’Ana foi uma experiência incrível. “Ver aquelas crianças entusiasmadas, nos acolhendo tão bem, e acompanhar seu despertar para a ação missionária é muito gratificante”, disse um dos integrantes.

Como resultadodessas ações de divulgação, também no sábado, 16, às 14h, foi realizado o primeiro encontro da IAM da paróquia Nossa Senhora do Rocio, de União da Vitória, resultado das ações realizadas no mês de fevereiro na paróquia. Além de situar os participantes sobre a história da Obra, o primeiro encontro refletiu o texto do Evangelho Mateus 4,18-21 sobre o chamado dos primeiros discípulos para seguir a Missão de Jesus. “No decorrer da história, muitas outras pessoas recebem este chamado para dar continuidade aos seus ensinamentos. Também as crianças são chamadas a evangelizar e são convidadas para fazer parte da Infância e Adolescência Missionária”, refletiu a coordenadora no encontro.

Primeiro Encontro da IAM, da paróquia Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória. Membros da IAM  de Paula Freitas também estiveram para assessor.

Os encontros da IAM na paróquia do Rocio acontecem todos os sábados, às 14h.

Informações e fotos: Liara Berthier Schick
Postagem: Pascom Diocesana