Mais de 130 Missionários Diocesanos participam do retiro espiritual

“Neste tempo quaresmal somos todos chamados à conversão, e a ser ainda mais uma Igreja em Saída".

Nos dias 09 e 10 de março foi realizado o Retiro Espiritual para os Missionários Diocesano, promovido pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), na Casa de Formação Cristã, em União da Vitória. O encontro contou com a presença de mais de 130 missionários, de dezenove das 25 paróquias da diocese.

Missionários no momento da santa missa, no salão de palestras da Casa de Formação Santa Rosa de Lima, em União da Vitória.

O retiro foi conduzido pelo Diácono Pedro Lang e sua esposa Salete Lang, da Diocese de Ponta Grossa. O casal refletiu sobre a espiritualidade missionária e a Igreja em Saída, além de abordarem os desafios encontrados na missão, partilhando a experiência que fizeram na “Missão São Paulo VI”, na Diocese de Quebo, na África, mantida pela Igreja Católica do Paraná – Regional Sul 2 da CNBB.

Participando do retiro pela primeira vez, Letícia Marczal, da paróquia Sant’Ana, no distrito de Santana, em Cruz Machado, disse que foi uma experiência única. “Entrei na caminhada missionária a pouco tempo, mas a troca de experiências com outros missionários foi algo maravilhoso. Pude ouvir as diversas realidades que são encontradas na missão e como podemos reagir a elas”, expressou Letícia.

Diácono Permanente Pedro Lang, junto com sua esposa, Salete Lang. (Imagem COMIDI).

A jovem falou ainda sobre a ousadia que o cristão deve ter em sair da sua zona de conforto. “Aprendi que o Missionário deve se adaptar às realidades encontradas, para assim buscar aqueles que se afastaram”, partilhou. Letícia ainda falou do encontro com Deus que experimentou nos momentos de devoção e participação nos sacramentos. “Com o sacramento da confissão e a adoração ao Santíssimo senti algo inexplicável, uma mistura de felicidade e o chamado à mudança de vida. O sentimento que prevaleceu ao final do retiro com certeza foi o de gratidão, por tudo”, definiu assim a missionária.

Padre Joviano dando a Bênção de Envio aos Missionários Diocesanos.

O encontro terminou com a Benção de Envio dos missionários, feita pelo padre Joviano José Salvatti, assessor do COMIDI, lembrando que todos são chamados à missão.

“Neste tempo quaresmal somos todos chamados à conversão e a ser ainda mais  uma Igreja em Saída”, motivou o padre.

Texto e Fotos: Ágata Agatha Przybysz
Assessora de Comunicação do COMIDI