Cerca de mil catequistas da Diocese receberam formação nos Setores

No domingo, 19 de maio, foi realizado o último Encontro anual de formação de Catequistas por Setor. O Encontro que aconteceu na paróquia São João Batista, em São João do Triunfo, reuniu 339 catequistas. Além da paróquia anfitriã, participaram catequistas das outras paróquias do Setor São Mateus: Nossa Senhora do Rosário, de Rio Claro do Sul; São José Castíssimo Esposo da Virgem Maria, de Antônio Olinto, e das três paróquias de São Mateus do Sul: Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; e São Mateus.

Catequistas do Setor São Mateus, reunidos no salão da Matriz São João Batista, em São João do Triunfo.

A 1ª Formação por Setor se deu no dia 24 de março, na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Rio Azul, envolvendo 333 catequistas do Setor Rio Azul, que é formado pelas paróquias: Senhor Bom Jesus, de Rebouças; Sagrado Coração de Jesus, de Rio Azul; São Pedro, de Mallet; e São Joaquim e Sant’Ana, de Paulo Frontin.

Catequistas do Setor Rio Azul, em momento de formação no salão da Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Rio Azul.

2º Encontro de Setor, na Matriz Nossa Senhora de Fátima, em União da Vitória.

O 2º Encontro aconteceu no dia 07 de abril, no Setor Catedral e Sagrada Família, com a participação de 184 catequistas das paróquias: São Miguel Arcanjo, de Porto Vitória; das oito paróquias de União da Vitória (Nossa Senhora das Dores; Nossa Senhora do Rocio; São Judas Tadeu; Nossa Senhora de Fátima; Catedral; Sagrada Família; Nossa Senhora da Salette; e São Sebastião); além da paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas; Sagrado Coração de Jesus, de Cruz Machado; e Sant’Ana, de Santana – Cruz Machado.

O encontro foi sediado pela paróquia Nossa Senhora de Fátima, de União da Vitória.

Realizada em General Carneiro, no dia 28 de abril, a 3ª Formação foi para os catequistas do Setor Bituruna. Envolvendo as paróquias Nossa Senhora das Graças e São José, de General Carneiro; Santa Bárbara, de Bituruna; e Santo Antônio, de Santo Antônio do Iratin, o encontro reuniu 56 participantes.

Catequistas do Setor Bituruna, em foto oficial, em frente à Matriz Nossa Senhora das Graças e São José, em General Carneiro.

Pe. Sidnei Reitz, com o Documento de estudo em mãos.

A formação em todos os Setores envolveu o estudado da Exortação Apostólica do Papa Francisco, Gaudete Et Exsultate – Sobre o Chamado à Santidade no Mundo Atual. O assunto foi abordado pelo padre Sidnei José Reitz, assessor diocesano da Catequese.

Após a formação, os participantes eram distribuídos em grupos para um estudo do Capítulo 3 do Documento do Papa, que aborda sobre as Bem-Aventuranças. Inspirados pela vida de um santo, os catequistas tinham como atividade escreverem três Bem-Aventurança do catequista.

Realizado dentro do mês de maio, o encerramento do 4º e último Encontro, em São João do Triunfo, se deu com a celebração da Coroação de Nossa Senhora.
——————————————-

Informações: Célio Reginaldo Calikoski