Igreja Católica Apostólica Romana

Assessores da Catequese pensam novos caminhos para a ‘Iniciação à Vida Cristã’ nas dioceses do Paraná

"Quais os caminhos possíveis para uma catequese mais vivencial e significativa para as crianças, jovens e adultos foram reflexões que buscamos encontrar nesses dois dias."

Dois dias de reflexão e partilha marcaram o 11º Encontro de assessores da catequese do Regional Sul 2 da CNBB, nos dias 14 e 15 de maio.

Realizado no Instituto Salette, em Curitiba – PR, o encontro reuniu padres, bispos e leigos que estão à frente da assessoria da Pastoral Catequética nas diversas dioceses do Paraná.

No canto direito, padre Sidnei Reitz, assessor diocesano da Catequese..

A Diocese de União da Vitória esteve representada pelo padre Sidnei José Reitz, assessor diocesano da Catequese, e pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul. “Como transmitir a fé cristã em tempos de crise de fé? Até que ponto aqueles que recebem os sacramentos são realmente iniciados a viver a vida cristã? Quais os caminhos possíveis para uma catequese mais vivencial e significativa para as crianças, jovens e adultos? Essas foram as reflexões e caminhos que buscamos encontrar nesses dois dias”, destacou padre Sidnei.

Também Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba – PR, e Referencial da Catequese do Regional Sul 2 da CNBB, se fez presente trazendo uma mensagem de luz e incentivo aos encontristas. “Os trabalhos e desafios são muitos. Urge que todos nos envolvamos nos trabalhos de transmissão da fé, a fim de que Jesus Cristo e seu Evangelho seja cada vez mais conhecido e amado”, motivou o bispo.

Dom Geremias Steinmetz. arcebispo de Londrina – PR.

A apresentação de um Projeto de formação para as equipes diocesanas de catequese, a partir da Escola Catequética Regional de Emaús, a fim de que haja mais unidade na vivência da catequese nas 18 dioceses do Estado do Paraná, foi uma das iniciativas propostas no encontro.

Uma novidade apresentada por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina – PR, foi a proposta da alteração da ordem da recepção dos sacramentos da Iniciação Cristã, não seguindo mais a ordem Batismo-Eucaristia, e por fim, a Crisma, mas, Batismo-Crisma, e por fim, a Eucaristia. Ainda que mantendo a unidade dos Sacramentos da Iniciação Cristã, nessa nova ordem, devolver-se-ia assim o sentido original e teológico correto destes sacramentos, segundo explanava o arcebispo. Essa proposta ainda está em estudo no Regional.

Visando resgatar conteúdos importantes e atuais para a caminhada catequética atual, também foi proposto um estudo da Exortação Apostólica de João Paulo II, Catechesi Tradendae, que em 2019 comemora 40 anos.

O dinamismo e os trabalhos de todo o encontro foram conduzidos por Débora Pupo, coordenadora regional da catequese no Paraná.

Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória

FOTOS

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*