Concluída as ‘Missões Populares Diocesanas’ na Paróquia São Sebastião

Nos dias 18 a 21 de julho, a Paróquia São Sebastião Mártir, de União da Vitória, recebeu mais uma vez as Missões Populares Diocesanas. As doze comunidades da paróquia contaram com a presença de quarenta missionários, entre leigos, seminaristas, freis e irmãs religiosas. Foram quatro dias de evangelização, celebração e reavivamento da fé em comunidade.

A celebração de abertura, no dia 18, foi presidida pelo bispo diocesano Dom Walter Jorge, que na homilia falou sobre a primeira missionária da Igreja, Maria, mãe de Jesus. “Maria não teve medo e não se abalou com as dificuldades que encontrou. Nos espelhemos nela para não nos abalar na missão de anunciar a Boa Nova”, motivava o bispo.

Missionários em visita às famílias. À frente, um dos frades Franciscanos.

No segundo dia da Missão foram feitas visitas às casas dos fiéis e a Santa Missa com bênção especial para as famílias. Padre Joviano Salvatti, assessor do Conselho Missionário Diocesano, refletiu que os sofrimentos nas famílias devem ser curados com a prática do amor e da misericórdia. “Jesus quer nos ensinar no Evangelho de hoje que ele quer misericórdia, quer amor, bondade, e não sacrifício, não exigência, não rigidez exagerada como existe em muitas famílias”, dizia o padre.

No sábado, além de continuar as visitas as famílias, foi realizada a Missãozinha para as crianças das comunidades, contando com a presença de assessores e participantes da Infância e Adolescência Missionária. A celebração da noite envolveu a juventude, que foi incentivada a viver a fé na comunidade, com envolvimento em Movimentos e Pastorais.

Momento valiosos nas Missões Populares é o encontro com as crianças, mostrando a elas a importância de cultivar a fé na comunidade.

Missionária há 3 anos, Priscila Golon, da paróquia São João Batista, de São João do Triunfo, comentou que participar das missões anunciando o Evangelho é motivo de alegria para ela. “Participar das missões faz com que a nossa fé se renove, e nos faz perceber como é bom amar e ser amado, acolher e ser acolhido. Anunciar o Deus vivo é a renovação da nossa fé! ”, testemunhou a jovem.

Dom Walter Jorge, bispo diocesano, na missa de encerramento das Missões.

O encerramento das Missões se deu com a Missa, na tarde do domingo, 22, presidida por Dom Walter Jorge. “É uma alegria ver vocês missionários ajudando a dimensão missionária da Igreja crescer na Diocese. A missão é fundamento da Igreja. Cada fiel paroquiano deve viver e continuar esse processo na sua comunidade de fé”, comentava o bispo diocesano.

*No mês de agosto, de 22 a 25, o Conselho Missionário Diocesano realizará as Missões Populares, na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Porto Vitória, completando assim o ciclo das Missões nas paróquias da Diocese.

Texto: Aghata – Assessora de Comunicação
Fotos: Facebook COMIDI