Igreja Católica Apostólica Romana

Diocese é representada no Encontro Nacional do ECC

"...tivemos a noção do tamanho dessa obra magnífica que se chama Encontro de Casais com Cristo, da qual temos muita alegria em fazer parte".

No ano que antecede o jubileu de 50 anos do Encontro de Casais com Cristo, 358 casais congressistas do ECC, se reuniram em Brasília – DF, nos dias 12, 13 e 14 de julho, para o XXII Congresso Nacional do ECC, que teve como tema: Evangelização, formação e missão, a caminho dos 50 anos, e com o lema: Ide e fazei discípulos meus (Mt 28,19).

Participantes do Congresso. À frente alguns bispos presentes. No canto direito, Cardeal Dom Sérgio da Rocha. (Imagem Site Evento).

 

Exclusivo para casais dirigentes e diretores espirituais do ECC, o encontro recebeu também Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, que é representante do Papa Francisco no País; o arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha; e Dom Adair José Guimarães, bispo da Diocese de Formosa (GO) e assistente eclesiástico nacional do ECC.

Entrevista com Dom Adair.

Além dos casais congressistas, também 698 casais a serviço do Encontro, e 267 religiosos se fizeram presentes.

Imagem – Fonte – Site do Congresso.

 

O diretor espiritual do Congresso, Padre Silvano Jader, comentou que Brasília recebeu os casais do ECC, com os sentimentos do Evangelho. “Os recebemos com o sentimento do Evangelho, quando Cristo nos fala da graça, que ela deve ser transbordante. Aquilo que vem de Deus não pode ser pequeno em nossas vidas e aquilo que recebemos deve transbordar, justamente para que inunde o coração dos outros, dessa alegria, dessa paz”, expressou o padre.

A Diocese de União da Vitória esteve representada pelo casal Maurício e Vanuza Bet, da paróquia Santa Bárbara, de Bituruna, casal coordenador diocesano, e pelo padre Silvano Surmacz, pároco da Catedral, e assessor diocesano do ECC. “Foi um final de semana abençoado e de muito aprendizado. Voltamos com espírito renovado e com bastante trabalho na bagagem, que serão repassados aos casais setoriais para vivenciarem em suas paróquias”, comentou Vanuza.

Padre Silvano no auditório do Congresso, com o casal coordenador Diocesano do ECC, na Diocese de União da Vitória.

 

Lembrando das palavras de Dom Adair Guimarães Assistente Eclesiástico Nacional do ECC, Vanuza ressaltou que ‘A Igreja crê na missão do ECC’, que é fornecer casais para as pastorais das nossas paróquias.

Casal Coordenador Diocesano Maurício e Vanuza.

“O ECC esse serviço e escola da Igreja Católica nos faz cada vez mais acreditar que vale a pena investir na família, pois ela é o farol que irradia o amor de Deus”, completou ela.

Para seu esposo Maurício, o encontro foi a oportunidade de observar a dimensão do trabalho do ECC. “Lá tivemos a noção do tamanho dessa obra magnífica que se chama Encontro de Casais com Cristo, da qual temos muita alegria em fazer parte. Ficamos muito agradecidos por essa oportunidade única em nossa vida, até porque no ECC somos passageiros e o foco é o engajamento nas Pastorais. Para o próximo Congresso, nossa Diocese terá outro casal para nos representar, e esse realmente é o sentido do ECC, não tornar ninguém profissional, mas sim discípulo da obra de Deus”, expressou ele contente, ao lado da esposa.

O XXIII Congresso do ECC está marcado para acontecer na cidade de São Luís (MA) em julho de 2023.

Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória

FOTOS

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.