Missionários Diocesanos participam de formação para as Missões Populares

Preparando as próximas etapas da Santas Missões Populares Diocesanas, que serão realizadas em algumas paróquias no segundo semestre, nos dias 29 e 30 de junho foi realizado o Encontro de Formação Missionária, promovido pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), na Casa de Formação Cristã, em União da Vitória. O evento contou com a presença de mais de 70 missionários, entre eles membros dos COMIPAs, coordenadora diocesana, assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM), seminaristas do COMISE, e religiosas.

Missionários em formação com o padre Marcondes, na sala de palestras da Casa de Formação, em União da Vitória.

A formação foi conduzida pelo padre Marcondes Barbosa, da Arquidiocese de Curitiba. Os temas abordados foram:  A Mística e Espiritualidade Missionária e o Mês Missionário Extraordinário. “No momento do batismo já nos tornamos missionários, mas Cristo continua nos chamando para sermos anunciadores da sua Palavra, na vida e na comunidade”, refletia o padre.

Dom Walter Jorge, bispo diocesano de União da Vitória.

Dom Walter Jorge, bispo diocesano de União da Vitória, também se fez presente no encontro presidindo a Missa do sábado e participando na sequência de uma reunião com os membros do COMIDI, onde foram definidas as atividades relacionadas com o Mês Missionário Extraordinário. “É uma alegria encontrar a dimensão missionária atuante, fazendo um bonito trabalho de anunciar a Palavra na Diocese”, comentou o bispo. Ainda na noite de sábado foi realizado uma confraternização junina entre os missionários, com dança, brincadeiras e doces juninos.

Elielton, no canto esquerdo agachado, junto com membros do COMIDI.

Para Elielton Stefaniak, 23, a formação o ajudou a renovar a certeza da identidade missionária da Igreja. “A missão nasce de Deus, e ele, sendo nosso guia, nos conduz a diversos lugares onde o testemunho de Cristo deve ser pregado de forma simples, nem sempre com o uso de palavras, mas com gestos, e isso só é possível com o Espírito Santo”, testemunhou o jovem, do Santuário Nossa Senhora do Rosário, de Rio Claro do Sul – Mallet.

No final do encontro, os missionários receberam a benção de envio, ungidos com um óleo trazido da Terra Santa.

Irmã Vera Alice, religiosa das Mensageiras do Amor Divino, em palestra com os missionários.

*As próximas Missões Populares Diocesanas serão realizadas na Paróquia São Sebastião Mártir, em União da Vitória, dos dias 18 a 21 de julho, e na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Porto Vitória, dos dias 22 a 25 de agosto.

Texto e fotos: Agatha Przybysz
Assessora de Comunicação do COMIDI