Igreja Católica Apostólica Romana

Padre Mário participa do Congresso da SOTER

Em sua 32ª edição, o Congresso da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião) reúne neste ano mais de 500 congressistas na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Banner do Congresso. Imagem Divulgação.

 

O evento que teve início dia 09 de julho, propôs para este ano o tema: Decolonialidade e Práticas Emancipatórias Novas perspectivas para a área de Ciências da Religião e Teologia. O tema visa discutir e lançar um olhar sobre a realidade atual da sociedade, nos aspectos da ética, da cultura e da religião, mas com um olhar de baixo, valorizado por grupos que defendem observar e projetar um discurso que parta do lugar onde se diz e se produz o conhecimento, alimentado pelas lutas, e marcado pelo tempo e lugar, em que as esperanças se encontram, como expressa o hotsite do evento.

Além das Conferências feitas por doutores e pesquisadores de países da América Latina e da Europa, a dinâmica do Congresso conta ainda com Fóruns de Trabalho, Grupos Temáticos e Mesa Redonda.

Padre Mário Fernando Glaab, na PUC, de Minas, local do Evento.

A SOTER foi fundada em 1985, e realiza a cada ano um Congresso, que reúne um número significativo de teólogos, cientistas da Religião, estudantes de pós-graduação e pesquisadores de áreas afins, tanto em nível nacional como internacional.

Há alguns anos participando do evento, padre Mário Fernando Glaab, diretor e professor do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno, IFTESAM, do Seminário Diocesano Rainha das Missões, também está presente.

Segundo o padre o evento é um momento marcante na caminhada da Teologia no Brasil e no mundo, pois à luz da reflexão da fé, as discussões colaboram para que as pessoas possam pensar como melhorar as realidades existenciais e políticas na sociedade. “Estamos nos atualizando diante de questões importantes da nossa realidade. O Congresso chama a atenção à partir da fé, como é que os cristãos e pessoas de boa vontade podem colaborar para que um mundo novo seja criado”, comenta ele.

Padre Mário:

 

Padre Mário ainda destaca que a participação no Congresso traz enriquecimento pelo contato com pessoas de referência no campo da pesquisa e do estudo da Teologia. “Temos a satisfação de se encontrar com tantas pessoas de muita experiência, que nos ajudam a entender o contexto estrutural da sociedade e da própria Igreja”, conclui o padre.

Padre Mário:

 

O Congresso da SOTER, se encerra nesta sexta-feira, 12, ao meio dia.

Texto: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.